Ondulações e buracos atrapalham o tráfego de quem passa pelas duas principais ruas do bairro Santo André. A associação de moradores do bairro protocolou nesta semana um pedido de manutenção nas ruas Maurício Cardoso e Gonçalves Dias.
Localizadas entre a BR-386 e a ERS-130, as vias dão acesso ao posto de Saúde, a creche e a igreja.
João Valdir Alves, 71, é morador da rua Maurício Cardoso há 43 anos. Ele afirma que desde a instalação do paralelepípedo no pavimento não houve nenhuma manutenção.
“Em 1978 a gente veio para cá e pagamos os impostos todos os anos. Temos que passar por outras ruas para chegar em casa de tão ruim que é a subida da Maurício Cardoso”, relata.
De acordo com a presidente da associação dos moradores, Mariane Schuster, ela oficializou o pedido de melhorias nas principais ruas do bairro. O problema, porém, se estende a outros locais. Mariane mora na Mário Jaeger, onde fica o posto de saúde.
“Ali tem bastante ondulações. Por causa do movimento de ambulâncias, seria um bom lugar para arrumar para segurança dos pacientes”, constata Mariane.
A presidente do bairro lembra que já foram realizados abaixo-assinados por melhores condições nas vias.
Prefeitura reconhece problema
O secretário de Obras, Fabiano Bergmann, admite que as vias não possuem boas condições de trafegabilidade.
Na segunda-feira, 24, uma vistoria foi realizada nos locais. “Há varias situações de manutenção de calçamento, tanto na Maurício Cardoso quanto na Gonçalves Dias. Colocamos essas ruas no nosso cronograma de manutenção”.
A expectativa da secretaria de Obras é que a reforma das vias inicie em duas semanas. A pasta possui o recurso necessário para o serviço.
Moradores reivindicaram a manutenção no programa Redação nas Ruas, da Rádio A Hora 102.9: