Depois do fenômeno da ‘superlua’ ser visto em diferentes regiões do mundo na noite de terça-feira, 25, as regiões brasileiras poderão avistar um eclipse lunar com duração de aproximadamente 14 minutos na manhã desta quarta-feira, 26.
De acordo com informações do G1, a ‘superlua’ ocorre quando a lua está próxima do seu perigeu, ponto da sua órbita mais próximo da Terra.
- Já o eclipse lunar ocorre quando Sol, Terra e Lua se alinham e o planeta faz sombra sobre o satélite. A fase total, no entanto, será mais difícil de assistir devido à luminosidade e por causa do próprio curso do fenômeno.
O eclipse começa às 6h47min, no horário de Brasília. A fase da umbra – quando a sombra do Sol começa a ser observada na Lua –, tem início às 7h44min. Às 8h11min, o satélite estará na fase total máxima, até as 8h25: 14 minutos. A fase parcial segue até às 9h52min e tudo termina às 10h49min.
Como o eclipse ocorrerá no início da manhã no Brasil, o ideal é tentar acompanhar o fenômeno durante o amanhecer, caso ainda haja visibilidade.