Pela primeira vez em 76 anos de história, o Cpers/Sindicato escolherá sua nova diretoria em uma eleição totalmente digital. Esta foi a opção encontrada pela entidade devido à pandemia de covid-19. O pleito inicia às 8h de hoje e se estende até as 22h de sexta-feira, 28. No Vale do Taquari, 2,4 mil sócios estão aptos a votar.
Três chapas disputam a direção estadual do sindicato. Uma delas, a Chapa 1 (Novo Rumo – Oposição), não terá representatividade na eleição do 8º Núcleo, com sede em Estrela e que agrega 30 municípios. As chapas 2 (Cpers Unido e Forte) e 3 (Muda Cpers) disputarão o voto do associado na região.
A chapa 2 é encabeçada pelo atual diretor geral do núcleo, Gerson Luis Johann. Sua candidatura representa a continuidade da gestão que está à frente do Cpers também em nível estadual. Já a chapa 3, de oposição, tem como candidata a diretora geral a professora Eloede Maria Conzatti, ex-secretária municipal de Educação e ex-vereadora de Lajeado.
As eleições sindicais ocorreriam inicialmente em 2020, de forma presencial. Porém, a pandemia obrigou o Cpers a cancelar o pleito e remarcá-lo para 2021, esticando o mandato da atual diretoria em mais um ano.
Como votar
Associados do Cpers podem acessar o link, das 8h de hoje até 22h de sexta-feira. Estão aptos a votar todos os sócios em dia com o sindicato e que tenham se associado até o dia 26 de março deste ano ou reingressado até 24 de fevereiro.
Nas disputas onde há duas chapas, vence a que obtiver mais de 50% dos votos válidos. Havendo três chapas ou mais, será declarada vencedora aquela que somar 35% dos votos válidos. Caso nenhuma chapa obtenha os votos necessários, haverá um 2º turno entre as duas mais votadas.