Vacinação para grávidas e puérperas será retomada em Lajeado

COVID-19

Vacinação para grávidas e puérperas será retomada em Lajeado

A imunização para esses grupos será realizada por meio de agendamento por telefone. Além disso, 37 pessoas em situação de rua foram vacinadas nesta segunda-feira no Abrigo São Chico

Vacinação para grávidas e puérperas será retomada em Lajeado
Sesa vacinou moradores de rua na segunda-feira, 24. (foto: divulgação)
Lajeado

Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, o município de Lajeado retomará a vacinação de gestantes e puérperas (mulheres que tiveram bebê há no máximo 45 dias) com comorbidades, além de gestantes e puérperas sem comorbidades mas que fazem parte dos demais grupos prioritários elencados no Plano Nacional de Vacinação (veja abaixo quais são). A vacinação para esses grupos será realizada por meio de agendamento por telefone.

Em ambas as situações, a gestante ou puérpera deverá apresentar uma prescrição médica, solicitando a vacinação, pois a decisão deve ser compartilhada entre médico assistente e paciente.

Para as gestantes e puérperas atendidas na rede pública municipal, a orientação é buscar atendimento na Unidade de Saúde de referência para avaliação médica. A Unidade de Saúde, após avaliação e conferência da documentação, é quem vai fazer o agendamento para a paciente.

Já para gestantes e puérperas atendidas na rede privada ou por meio de convênio, a orientação é buscar pelo médico assistente para avaliação e após o recebimento da documentação, ligar para 3982-1210 para o cadastramento.

Neste momento, a vacina disponível para esses grupos é a Pfizer, uma vez que a vacina da Oxford está suspensa temporariamente. Já as gestantes que já receberam a primeira dose da Oxford deverão completar o esquema vacinal somente após o término do puerpério.

Vacinação para pessoas em situação de rua

Na noite de segunda-feira, 24, a Secretaria de Saúde (SESA) atendeu mais um grupo prioritário, fazendo a vacinação em pessoas em situação de rua no Abrigo São Chico. Ao todo, 37 pessoas no abrigo receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Outros casos de pessoas em situação de rua serão encaminhados diretamente pela Secretaria do Desenvolvimento Social (SMDS).

Vacinação para grávidas e puérperas:

Quem pode fazer: grávidas e puérperas (mulheres que tiveram bebê há no máximo 45 dias) com comorbidades (veja lista abaixo), e gestantes e puérperas sem comorbidades mas que fazem parte dos demais grupos prioritários elencados no Plano Nacional de Vacinação (como trabalhadoras da saúde, educação, forças de segurança, transporte coletivo, indústrias, limpeza urbana e manejo de resíduos).

Como se cadastrar (para gestantes atendidas na rede privada/conveniada): por meio do telefone 3982-1210 ,somente após receber a prescrição médica.

Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

No momento da aplicação será obrigatório apresentar:

  • Gestantes e puérperas com comorbidades: documento que comprove a comorbidade e prescrição médica solicitando a vacinação.
  • Gestantes e puérperas sem comorbidades que fazem parte dos demais grupos prioritários: documento identificando a área de atuação e prescrição médica solicitando a vacinação.

Acompanhe
nossas
redes sociais