Políticas públicas para jovens em situação de vulnerabilidade e os índices de violência contra a mulher foram pautas do programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, na manhã desta terça-feira, 25, com a diretora de Políticas para as Mulheres no Rio Grande do Sul, Bianca Feijó, e a facilitadora e professora de gastronomia de projetos sociais para formação de jovens em área de vulnerabilidade, Christiana Garcia.
Segundo Bianca, o trabalho de políticas para mulheres tem o propósito de articular com os municípios projetos para redução de violência nos lares. “O feminicídio estamos conseguindo reduzir, apesar da pandemia. Isso tudo é por conta do trabalho de fortalecimento com os municípios porque quanto mais se fala sobre o assunto, mais as mulheres ficam informadas e buscam ajuda”. Dados mostram que em 2018 foram registrados 78 feminicídios, número que caiu para 116 em 2019 e no último ano para 76.
A denúncia da agressão física pode ser feita por meio da Delegacia On-line e também pelo número de WhatsApp (51) 984440606, válido para todo o Rio Grande do Sul. “Antes da agressão física, sempre surgiu a violência psicológica e ela é difícil de ser comprovada. Precisou da Lei Maria da Penha para as mulheres se reconhecerem dentro da violência. Afora isso, muitos homens também entenderam que a violência que praticam contra as mulheres é crime”, pontua.
Na agenda em Lajeado, Bianca também participaria de uma reunião para conhecer o Lajeado pela Paz. Na qual a intenção, segundo Christiana, a ideia é oportunizar cursos profissionalizantes para jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade. A intenção é desenvolver o trabalho também dentro do presídio de Lajeado.
A entrevista na íntegra pode ser ouvida abaixo