“O momento do parto é importante a todo o desenvolvimento da criança”

Abre aspas

“O momento do parto é importante a todo o desenvolvimento da criança”

Thaisa Haussen Reis, 23 anos, é moradora de Mato Leitão. A estudante do último ano do curso de Enfermagem da Univates investiu recentemente na carreira de doula e educadora perinatal. O curso foi feito de maneira virtual pelo Instituto Transforma Doulas, de Brasília

“O momento do parto é importante a todo o desenvolvimento da criança”
Foto: Arquivo pessoal
Vale do Taquari

Do que se trata o trabalho de uma doula e educadora perinatal?
A doula oferece suporte físico, emocional e informativo a mulheres grávidas durante a gestação, o parto e o período pós-parto. Isso independente se for parto normal, ou cesárea. Nós damos esse apoio para as mulheres, fornecemos conhecimento sobre essa fase tão importante da vida, que é repleta de mudanças e escolhas. Esse apoio físico e emocional vai auxiliar a mulher grávida a ter mais segurança no seu corpo, facilitando na hora do parto, para que seja um momento mais respeitoso, no qual ela seja a protagonista do nascimento do seu filho. Além do apoio, a doula trabalha com a arte gestacional e o chá de bênçãos. A arte é uma pintura na barriga da gestante. É uma técnica que fornece relaxamento e conexão entre a mãe e o bebê. Já o chá é conhecido como o preparo do ninho, que tem o objetivo de tranquilizar a gestante no final da gestação para ela receber o seu filho. Todo esse apoio e cuidado que as doulas possuem com as mulheres traz mais tranquilidade devido a todo esse conhecimento que é repassado e também ao amor que é transmitido pela profissão.

Por que a pintura é capaz de passar essa tranquilidade para as mulheres? 
A arte proporciona um momento de relaxamento e conexão com o bebê ainda dentro da barriga. E é a mulher que escolhe a pintura, o formato do desenho, as cores… Isso cria um vínculo muito legal.

Como foi o curso?
É um curso bem completo. Foram três meses de aulas online. E depois do curso precisamos fazer uma prova, uma avaliação. E daí recebemos certificado e um cadastro internacional de doulas.

Qual a importância da profissão?
O momento do parto é muito importante para todo o desenvolvimento da criança. As influências vividas durante esse processo vão ser refletidas por toda a nossa vida. Então é muito relevante falar sobre esse assunto, por isso me interessei e fui atrás.

Qual o retorno que as mulheres gestantes dão sobre o teu trabalho?
É muito valorizado. Ainda tem muita gente que não conhece, mas quem tem conhecimento gosta muito. Isso porque a doula, além de trabalhar com questões físicas, ela também trabalha muito com questões emocionais, que vão fazer com que a mulher tenha um momento melhor na gestação, no parto e no pós-parto.

O que te incentivou a buscar essa formação?
Comecei o curso devido à gravidez da minha irmã, que engravidou no ano passado. Eu já tinha pesquisado sobre o curso anteriormente, só que nunca parecia o momento certo. Por isso, quando ela estava grávida, decidi fazer. Ela foi um grande incentivo.

E quais teus planos para o futuro?
Pretendo continuar na área, e me especializar em enfermagem obstétrica, por exemplo.

Acompanhe
nossas
redes sociais