Lajeado estima 350 pessoas à espera da segunda dose de Coronavac

Covid-19

Lajeado estima 350 pessoas à espera da segunda dose de Coronavac

Noventa e um idosos, porém, não completaram o esquema vacinal no sábado passado. Essas pessoas foram incluídas em um modelo informatizado para organizar a fila

Lajeado estima 350 pessoas à espera da segunda dose de Coronavac
Lote recebido na semana passada foi insuficiente para suprir déficit vacinal (Foto: Divulgação)
Vale do Taquari

A fila de pessoas que aguardam a segunda aplicação de Coronavac ainda não foi zerada. Quem recebeu a primeira dose até o dia 5 de abril, foi imunizado no drive-thru do Parque do Imigrante.

Noventa e um idosos, porém, não completaram o esquema vacinal no sábado passado. Essas pessoas foram incluídas em um modelo informatizado para organizar a fila.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Cláudio Klein, é inviável contabilizar com exatidão o número de doses necessárias. “Há uma reserva técnica de 7% a 10%, e há uma população circulante que se vacina em outros municípios, principalmente no litoral”, explica.

O município estima que ainda sejam necessárias 350 doses do imunizante para atender a todos que precisam completar o esquema vacinal.

A partir do sistema online, os agentes de Saúde entram em contato com o grupo que aguarda a segunda aplicação. Assim, não haverá necessidade de filas para receber a vacina.

Doses da Pfizer

O Vale do Taquari recebeu na segunda-feira, 24, a primeira remessa de vacinas da Pfizer contra a Covid-19. Das 80,8 mil doses que chegaram ao Rio Grande do Sul, 3,2 mil foram destinadas para a região.

A 16ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS) fez a retirada das doses no na manhã de segunda-feira, disponibilizando para os municípios a partir da tarde. Quatro municípios da região optaram por não receber as vacinas nesse primeiro momento: Anta Gorda, Arroio do Meio, Forquetinha e Paverama.

As doses ficam armazenadas na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre, para posterior entrega.

De acordo com a 16ª CRS, os municípios que não fizeram a retirada das vacinas ainda estão pendentes de maior organização do agendamento prévio de pessoas aptas a receber, que deveria ser enviado para a Coordenadoria.

Em um primeiro momento, a vacina da Pfizer seria destinada apenas para as capitais, pela dificuldade de armazenamento, que requer um formato diferente em relação às outras vacinas aplicadas, Coronavac e AstraZeneca/Oxford.

Devido a dificuldades no armazenamento da vacina, as doses devem ser aplicadas em até cinco dias.

CADASTRO PARA 2ª DOSE DA CORONAVAC

Quem pode fazer: Apenas quem precisa fazer a segunda dose da vacina Coronavac e que tenha feito a primeira dose no município ou resida em Lajeado.

Como fazer: por meio do telefone 3982-1210, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h

Acompanhe
nossas
redes sociais