Cápsula do tempo será aberta daqui a 30 anos

História guardada

Cápsula do tempo será aberta daqui a 30 anos

Cartas de membros da comunidade foram colocadas em uma cápsula no Centro Administrativo

Cápsula do tempo será aberta daqui a 30 anos
Ato marcou programação festiva aos 40 anos de emancipação de Teutônia (Foto: Bianca Mallmann)
Vale do Taquari

Membros da comunidade, líderes, entidades e autoridades locais escreveram em uma carta seus sonhos e expectativas de como gostariam que fosse o município daqui a 30 anos. Esses materiais foram reunidos na manhã desta segunda-feira, 24, selados e armazenados em uma cápsula do tempo no Centro Administrativo.

O ato marcou as atividades alusivas ao aniversário de 40 anos do município, celebrado ontem, 24. O conteúdo dessas cartas, porém, será descoberto somente no ano de 2051, nas celebrações do aniversário de 70 anos de Teutônia.

“Cada escola do município está colocando uma carta que foi selecionada pelos alunos. Todas as entidades, pessoas que colaboraram de alguma maneira no progresso de Teutônia foram convidados a incluir uma carta nesta cláusula. A ideia é que as pessoas escrevessem o que esperam para daqui a 30 anos, quando a cápsula vai ser novamente aberta”, explica Glaci Dickel, subsecretária de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer.

A ideia de se fazer uma cápsula do tempo surgiu depois de uma outra ter sido descoberta recentemente. No dia 7 de maio deste ano, uma cápsula fechada no dia 21 de dezembro de 1984, que se encontrava no centro do saguão da prefeitura, na lateral da pedra retangular de fundação, envolta em um saco plástico, foi aberta. Dentro, foram encontrados restos de documentos, como jornais, descrição dos lotes de terras, e a letra de uma música, que era utilizada na época da emancipação. Porém estes itens estavam molhados e deteriorados, devido à ação do tempo. As moedas da época foram o único conteúdo intacto encontrado.

Escolas

No espaço do centro administrativo onde a cápsula foi fechada, as escolas do município participaram com a exposição de projetos desenvolvidos com seus alunos. Um dos projetos é o da Escola Municipal de Educação Infantil Meu Cantinho, que participou da atividade com o projeto “Plantando sementes para colher frutos no amanhã”.

“Fomos desafiados a trazer um presente para o município nesse dia. E a nossa exposição fala sobre o trabalho que realizamos com nossos pequenos, que é ligado com o meio ambiente, plantação e colheita. Queremos ensinar as crianças para que eles, desde pequenos, saibam de onde vem o alimento que consumimos. Estamos muito felizes de estar aqui presente e representar nossa escola. Teutônia completa 40 anos e nós fazemos parte dessa história”, conta a diretora da EMEI, Lúcia Andrea de Vargas.

Acompanhe
nossas
redes sociais