7 notícias: Bolsa Família deve aumentar número de beneficiados

Destaques da manhã

7 notícias: Bolsa Família deve aumentar número de beneficiados

Confira notícias que são destaque na manhã desta terça-feira

7 notícias: Bolsa Família deve aumentar número de beneficiados
(Foto: Divulgação)
Vale do Taquari

A ministra-chefe da Secretaria de Governo, Flávia Arruda, disse nesta segunda-feira (24) que propostas de mudanças no Bolsa Família devem ser apresentadas nos próximos meses, com aumento de valor e de número de beneficiários.

Flávia Arruda disse que já conversou sobre o assunto com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e reconhece que o país vive um momento de escassez de recursos para assuntos que não estejam ligados à pandemia.


Reforma administrativa deve ser votada na CCJ da Câmara nesta terça

Uma das principais reformas do governo de Jair Bolsonaro deve passar pelo primeiro teste de fogo no Congresso nesta terça-feira (25). A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados deve votar a admissibilidade da proposta de emenda Constitucional (PEC) da reforma administrativa. O texto, enviado pelo governo federal em setembro do ano passado, tenta alterar o plano de carreira de futuros servidores públicos.

O fim da estabilidade para parte dos futuros servidores é uma das principais mudanças previstas pela proposta. O governo tenta manter essa prerrogativa apenas para cargos típicos de Estado, que existem apenas na administração pública. As mudanças só valerão para futuros servidores e não atinge os funcionários públicos atuais.


Real digital é previsto para ser lançado nos próximos três anos

O Banco Central divulgou ontem as diretrizes gerais para o lançamento nos próximos anos do “real digital”, uma moeda digital que promete baratear operações de pagamento e ampliar as possibilidades de transações, inclusive no varejo. O BC planeja ouvir sugestões da sociedade nos próximos meses e lançar a nova moeda em dois ou três anos.

O real digital surge como uma espécie de concorrente para as criptomoedas, como o bitcoin. A diferença é que ele será uma divisa com lastro na própria moeda – ou seja, o real – enquanto o bitcoin não possui nenhum lastro.

Outra diferença é que o real digital será necessariamente custodiado por instituições financeiras. Em outras palavras, o saldo estará sempre dentro de um banco e as transações financeiras ocorrerão por intermédio do sistema bancário.


INSS começa a pagar o 13º salário dos aposentados

O INSS começa a pagar nesta terça-feira (25) a primeira parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas. O pagamento, que em geral costuma ocorrer em julho, foi antecipado novamente neste ano por conta da pandemia.

Hoje, o pagamento da primeira parcela será feito para quem recebe até 1 salário mínimo, e tem número do benefício encerrado em 1. A segunda parcela do 13º para este público será paga em 24 de junho. O pagamento da 1ª parcela segue até 8 de junho para os demais beneficiários. Já a 2ª parcela será paga entre os dias 24 de junho e 7 de julho.


Caixa Econômica Federal paga a segunda parcela do auxílio emergencial a nascidos em agosto

A Caixa Econômica Federal paga nesta terça-feira (25) a segunda parcela do Auxílio Emergencial para mais um grupo de trabalhadores.

Quem recebe desta vez são os beneficiários que fazem parte do programa Bolsa Família com o número do NIS encerrado em 6; e trabalhadores nascidos em agosto e que não fazem parte do Bolsa.

Para o primeiro grupo, os pagamentos serão feitos da mesma forma que o Bolsa. Já para o segundo grupo – inscritos via aplicativo e site e público do Cadastro Único – a ajuda paga nesta terça será creditada em conta poupança social digital da Caixa, que poderá ser usada inicialmente para pagamento de contas e compras por meio do cartão virtual. Saques e transferências para quem receber o crédito nesta terça serão liberados no dia 11 de junho.


Piratini recua e desiste de votar PEC das privatizações nesta terça

O governo gaúcho desistiu de votar nesta terça-feira, na sessão híbrida da Assembleia, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com a obrigatoriedade de realização de plebiscito para a privatização da Corsan, Procergs e Banrisul.

A decisão saiu, no fim do dia, devido à inexistência de margem na votação em primeiro turno e a consequente falta de votos agora, em função das situações de dois deputados, favoráveis à PEC. Any Ortiz (Cidadania), está em licença maternidade, embora essa condição ainda não tenha sido oficializada à Casa. Já Beto Fantinel (MDB) segue internado com Covid-19.


Eduardo Leite lança em junho plano de investimentos públicos em infraestrutura

Ainda não tem nome e os valores estão sendo fechados. Mas em junho o Rio Grande do Sul deve conhecer o que o governador Eduardo Leite (PSDB) promete que será o maior plano de investimentos públicos em décadas.

O governador aponta como principais combustíveis para mover o programa recursos de venda das estatais, da CEEE-Distribuição (CEEE-D), já feita mas que enfrenta a judicialização, e as que virão – outros dois braços da CEEE, Corsan e Sulgás.

Nas estradas, a meta é multiplicar muitas vezes o aporte anual. Mas o pacote terá ações para escolas e saúde, diz o chefe do Executivo. A execução já começaria até o segundo semestre. Outra meta de Leite é honrar em dia o 13º salário dos servidores, para liberar recursos em 2022, do fluxo mensal e ainda da conta de juros dos empréstimos da folha, que somaram R$ 800 milhões nos últimos sete anos.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais