O constante aumento da demanda por energia elétrica, seja no campo ou na cidade faz a Cooperativa de Distribuição de Energia Teutônia (Certel Energia), de Teutônia, fazer novos investimentos em infraestrutura.
Conforme o presidente Erineo José Hennemann, a construção de uma nova subestação em Forquetinha busca manter e qualificar ainda mais a distribuição de energia elétrica aos associados e clientes.
A cooperativa vai aplicar em torno de R$ 11,5 milhões na execução do projeto, cuja potência será de 26,6MVA. “Aumentar a confiabilidade, segurança e disponibilidade de energia elétrica na região de atuação sempre foi uma premissa da Certel.”
Para Hennemann com a realização de mais este projeto, o Vale do Taquari terá além de garantia de fornecimento de energia para seus associados, também a flexibilidade e segurança da continuidade, por meio das diferentes fontes e possibilidades de manobras em rede de média tensão, assegurando assim um futuro de crescimento e o suprimento da atual demanda.
Mais eficiência
Segundo Vianei André Noll, secretário municipal do Planejamento, Indústria e Comércio, a implantação desta nova subestação (a sexta da cooperativa) é de extrema importância para o município e outros da região. Somente em Forquetinha são em torno de 1,8 mil consumidores/associados.
“Depois de concluído, a cooperativa conseguirá ter mais controle, automação, eficiência e consequentemente melhorar ainda mais o atendimento aos consumidores.”
Desenvolvimento
O prefeito Paulo Grunewald destaca a confiabilidade e qualidade da energia distribuída, sendo referência estadual. “Somos privilegiados por ter o atendimento e o fornecimento de energia da Certel. Isso dá segurança para quem quer investir, seja no campo ou na cidade. E melhor, ainda pagamos uma das menores tarifas do país. Sem dúvida o desenvolvimento da cidade e da região passa pela Certel.”
A subestação será construída em uma área na Vila Storck, na rua Arnoldo Alfredo Scherer. A administração vai auxiliar com serviços de terraplenagem, abertura de ruas, aterramento do local da obra e fazer alterações no sistema viário projetado para evitar problemas no trânsito futuramente.
Lançamento
A solenidade para o marco de início das obras será realizado no dia 31 de maio, às 14h, em Vila Storck. É obrigatório uso de máscara para participar do evento.