Evento realizado desde 1966, o Festival do Chucrute ganhou nova versão em 2021 devido à pandemia da covid-19. O salão lotado foi substituído pela entrega de comida no formato drive-thru neste sábado, 22.
Cerca de 170 cartões foram vendidos. No cardápio havia café colonial com 25 itens e uma janta com pratos típicos da culinária alemã como a carne de porco, batata no vapor e a salsicha bock. O chucrute que nomeia o festival acabou não constando no cardápio.
“Quando decidimos fazer nesse formato, não havia mais tempo para preparar o chucrute que precisa de 40 dias para ficar pronto”, comenta a coordenadora da comenda, Aneli Sehn. Conforme ela, o chucrute deverá ser preparado na próxima semana e será comercializado por volta do mês de junho.
Aneli ressalta que o formato drive-thru possibilitou o trabalho com o menor número de pessoas possíveis. As vendas foram feitas por telefone e WhatsApp e a entrega contou com ajuda de aproximadamente 20 voluntários.
Em 2020, o evento não ocorreu. Por isso, a importância de reativá-lo, mesmo com uma proposta diferente, reforça Aneli. “Pensamos em fazer algo para dar ânimo ao pessoal. A ação foi muito bem aceita”, percebe.
Além do drive-thru para busca dos alimentos, a programação do festival contou com desfile de carros enfeitados com faixas e balões.