Brasil registra mais de 2,2 mil mortes por covid-19 em 24 horas
Nas últimas 24 horas, o Brasil registrou mais 2.215 vidas perdidas em decorrência da covid-19, e acumula agora 446.309 óbitos desde o início da pandemia. O Rio Grande do Sul registrou 119 mortes. Agora, o total de vítimas desde o início da pandemia chega a 27.286 no Estado. A Secretaria de Saúde do Estado informou 109 novos casos de Covid-19 entre moradores do Vale do Taquari nesta sexta-feira. Não houve registro de óbito.
Lajeado altera faixa etária de aplicação da segunda dose da CoronaVac deste sábado
A prefeitura de Lajeado alterou o cronograma de vacinação anunciado na última quarta-feira. Agora, a aplicação da segunda dose da CoronaVac, hoje, será em pessoas que fizeram a primeira dose até o dia 5 de abril. Inicialmente, estava prevista a imunização de quem tinha recebido a primeira dose até o dia 10 de abril. Porém, para evitar transtornos quanto à falta de doses, a Secretaria Municipal da Saúde optou por reduzir a data.
As pessoas que eventualmente forem aos locais de vacinação e tiverem recebido a primeira dose depois do dia 5 de abril serão cadastradas para que sejam chamadas, caso sobrem doses ou tão logo o município receba mais doses da Coronavac.
A vacinação ocorre no Parque do Imigrante e no Posto de Saúde do Centro, das 8h às 14h. Cerca de 600 doses estão disponíveis para vacinar este grupo.
RS lança programa para avaliar aprendizado de estudantes na pandemia
O governo do Rio Grande do Sul lançou nesta sexta-feira (21) o Avaliar é Tri RS, programa que vai aferir o aprendizado dos estudantes gaúchos durante a pandemia. Os testes serão aplicados entre 24 de maio e 11 de junho entre os alunos e ajudarão o Estado a avaliar as principais competências pedagógicas que precisam ser reforçadas ao longo de 2021. A aplicação será de forma impressa ou digital e ocorrerá em todas as escolas da rede estadual. Serão avaliados os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
Polícia Federal aponta operações suspeitas envolvendo Ricardo Salles e sua mãe
Relatórios da Polícia Federal (PF) apontam suspeitas de operações financeiras feitas pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, a partir de um escritório de advocacia que ele tem em sociedade com a sua mãe. As operações foram feitas durante o período em que Salles exerce cargo no primeiro escalão do governo federal.
Os documentos que apontam as suspeitas fazem parte da Operação Akuanduba, deflagrada na última quarta-feira (19), após determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Os relatórios foram elaborados com informações do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).
Supremo forma maioria para manter concurso da Polícia Federal neste domingo
O plenário virtual do Supremo Tribunal Federal formou maioria, nesta sexta-feira (21), para manter a realização do concurso da Polícia Federal, que tem provas marcadas para o próximo domingo (23).
A ação em análise foi apresentada por uma candidata de Pernambuco e questiona a realização dos exames em meio à pandemia, mesmo com restrições de circulação devido à covid-19. Pela primeira vez, a Corte realiza este tipo de votação em apenas um dia. Geralmente, os processos ficam submetidos ao plenário virtual por pelo menos uma semana.
Fiocruz recebe nova remessa de IFA neste sábado
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) recebe, neste sábado (22), uma nova remessa de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) com dois lotes para a produção da vacina contra a Covid-19. A entrega acontece por meio do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos)
Inicialmente, a fundação havia informado que apenas um lote chegaria neste sábado. De acordo com a Fiocruz, houve uma antecipação da remessa que estava prevista para o dia 29 de maio. Com isso, o insumo recebido hoje será suficiente para produzir cerca de 12 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca.
Fifa realizará estudo sobre viabilidade de Copa do Mundo a cada 2 anos
A Fifa realizará um estudo de viabilidade sobre a realização da Copa do Mundo e da Copa do Mundo Feminina a cada dois anos, depois de apoiar uma proposta em seu congresso anual nesta sexta-feira (21).
Atualmente, as duas competições são realizadas a cada quatro anos, mas a Federação de Futebol Saudita (Saff) apresentou uma proposta de um estudo sobre o impacto de um evento bienal.
O presidente da Fifa, Gianni Infantino, a classificou como “uma proposta eloquente e detalhada”, e 166 federações nacionais votaram a favor e 22 contra.
Infantino disse que o estudo analisará os sistemas de classificação dos torneios.