Quando começou a ter uma vida mais saudável e dedicada aos exercícios?
Sempre me cuidei bastante. Sou muito vaidosa. No ano passado, tive o convite para participar, no Rio de Janeiro, em uma competição fitness (Brasil Fitness Show). Foi ai que me dediquei mesmo à academia. Contratei um personal trainer e procurei um nutricionista esportivo. Neste momento, pensei: ‘vou competir, vou mudar e vai dar certo’.
Você já se cuidava antes então?
Sim, isso tudo começou em função de uma doença. Tenho fibromialgia (dor e fraqueza muscular generalizada) com algumas crises tremendas. Tenho também uma doença que enrijece e causa fibrose nos órgãos internos. Então, eu preciso me movimentar e mexer esses músculos. Não posso ficar parada. Bom é que quando você vê a mudança no corpo, sempre quer mais.
Como se saiu nessa competição fitness no RJ?
Essa foi a primeira e eu era a única pessoa de 50 anos. Mesmo assim, fiquei em terceiro lugar da minha categoria (Lox Angel). Foi uma experiência bem bacana e um desafio para mim mesma. Sempre digo, por mais que tenha nutricionista e personal, quem faz a transformação é a pessoa.
Você quer participar de outras competições?
Em novembro, iria participar de uma competição. Mas como estou com problemas no cotovelo, conversei com o personal e resolvemos dar um tempo. Ainda é um sonho participar de mais competições de fisiculturismo e provar para mim mesma que posso. Todo mundo consegue quando quer.
O que mudou da Maria antes e depois dessa primeira competição?
Não cheguei a mudar minha personalidade. Só quando olho no espelho, me admiro pela minha mudança corporal.
E essa mudança corporal gerou comentários entre as pessoas próximas?
Sim, falam até hoje. Tem os que gostam muito e falam bem e tem os que acham que eu fiquei muito masculinizada, mas que me admiram pra caramba. Tenho muitas mulheres no Instagram que falam que se inspiram e queriam estar com a minha idade e meu corpo. Eu posto muitas fotos no Insta para inspirar as mulheres e até os homens a se cuidarem mais para que cheguem em uma certa idade bonitos e saudáveis. Quero chegar aos 90 com qualidade de vida.
Em poucas palavras, por que alguém deve adotar uma vida com exercícios físicos e boa alimentação?
Acho importante unir o corpo e a mente. Cada um tem que se gostar como é, mas se estou bem com meu corpo, me sinto ótima psicologicamente. Se estou de mal com meu corpo, me sinto pra baixo, fico depressiva e mal. Cuidar do corpo é saúde e uma preparação para a velhice. As pessoas precisam compreender isso.