Uma idosa recebeu três doses da vacina da covid-19, na Unidade Básica de Saúde do distrito de Daltro Filho, em Imigrante. O fato aconteceu na sexta-feira, 14, após ela ir até o local para tomar a vacina da gripe. A idosa já estava imunizada com duas doses da CoronaVac.
Segundo a secretária de saúde do município, Joice Cristina Horst, a aplicação de uma dose da vacina de AstraZeneca foi feita por engano por uma enfermeira que havia começado no mesmo dia na unidade. A profissional era contratada de uma empresa terceirizada. “A empresa enviou uma nota se responsabilizando pelo ocorrido”, explica. A profissional que aplicou a dose já foi substituída na UBS.
A aplicação incorreta foi percebida logo em seguida. Em virtude disso, a Secretaria da Saúde entrou em contato com a idosa e segue realizando o monitoramento diariamente. Conforme a secretária, a moradora de Daltro Filho teve calafrios e dor no corpo após a aplicação. “Reações que são comuns após a aplicação desse imunizante”, pontua.
Em contato com a 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, a prefeitura recebeu a orientação de que a moradora estaria apenas mais imunizada, sem ter maiores prejuízos.