Na manhã desta sexta-feira, 21, a nova sala do FGTAS/Sine foi inaugurada em Estrela. A cerimônia contou com a presença do secretário do Trabalho e Assistência Social, Ronaldo Nogueira, além de autoridades municipais. No primeiro trimestre deste ano, o Rio Grande do Sul registrou 74 mil empregados a mais do que desempregados. A situação, contudo, ainda é preocupante, pois 480 mil pessoas permanecem sem emprego.
As 153 agências do RS do FGTAS/Sine dispõem de 4.300 vagas. O número corresponde a menos de 1% do que seria necessário para erradicar o desemprego do território gaúcho. Segundo Nogueira, o desenvolvimento social passa necessariamente pelo desenvolvimento econômico. “As agências do FGTAS/Sine são a porta de entrada para o mundo do trabalho. Nossos dois principais endereços na vida são da nossa casa e do nosso serviço”, destaca.
Questionado a respeito do deficit de quase 500 mil vagas, o secretário cita algumas ações que estão sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado. “Estamos buscando facilitar o acesso ao crédito aos micro e pequenos empresários, qualificar a mão de obra, além de liberar o auxílio emergencial aqui do Rio Grande do Sul”, conclui. A sal do FGTAS/Sine de Estrela funciona de segunda a sexta-feira, na rua Marechal Floriano, 27, no Centro da cidade.