“É representativo para um período importante na história do planeta”

CIÊNCIA

“É representativo para um período importante na história do planeta”

Professor da Univates fala sobre estudo que ganhou repercussão internacional

“É representativo para um período importante na história do planeta”
(Foto: Divulgação/Natalia_Bottoni)
Vale do Taquari

Estudantes da Universidade do Vale do Taquari (Univates) fizeram um artigo que identifica e descreve o mais antigo exemplar de cica do mundo. O material está publicado na revista científica Palaeobotany and Palynology e a pesquisa ganhou destaque no The New York Times na terça-feira, 18.

O professor André Jasper participou de entrevista no programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, para destacar sobre o feito singular. “Estamos bastante contentes com a divulgação do trabalho. A ciência é isso, quando conseguimos fazer uma coisa diferenciada conseguimos interação em diferentes locais”, diz.

Ele explica que as cicas são palmas que tem 280 milhões de anos. “É representativo para um período importante na história do planeta”, pontua. Jasper ressalta que o material, vindo de São Paulo, passou por uma revisão. A pesquisa foi realizada por Rafael Spiekermann, André Jasper, Anelise Marta Siegloch, Margot Guerra-Sommer e Dieter Uhl.

Univates é reconhecida

Jasper explica que a Univates é uma instituição reconhecida por outras que trabalham com outras pesquisas. “A palio botânica é uma área onde nós somos referência em âmbito de Brasil e internacional.”

Há materiais na Univates provenientes de regiões do Brasil, Índia, África do Sul, Antártica e Europa.

Ouça a entrevista na íntegra

Entrevista André Jasper

Acompanhe
nossas
redes sociais