Casa de Cultura reabre nesta sexta-feira

Retomada das atividades

Casa de Cultura reabre nesta sexta-feira

Depois de um ano fechado devido à pandemia, espaço voltará às atividades com atendimento de segunda a sexta-feira

Casa de Cultura reabre nesta sexta-feira
Fundada em 1900 a Casa de Cultura também abriga o Museu Bruno Born (Foto: Divulgação)
Lajeado

Local de exposições, cultura e memórias, a Casa de Cultura de Lajeado reabre suas portas nesta sexta-feira, 21, depois de um ano sem atividades devido a pandemia. Para marcar a data, o espaço apresenta a exposição “Lajeado em Telas”, do artista plástico lajeadense Silvio Farias.

Em nove quadros, as telas narram acontecimentos curiosos e marcantes, para resgatar a história do município, e fazem parte das ações alusivas aos 130 anos de Lajeado, celebrados em 26 de janeiro deste ano.

A visitação à Casa de Cultura é gratuita e está novamente aberta à comunidade, de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 16h45min, e nas sextas-feiras, das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia.

“Estamos desenvolvendo exposições, oficinas gratuitas de musicalização, aulas de italiano, e outras atividades também programadas, para que possamos preservar a nossa história para as novas gerações. A Casa de Cultura é o nosso patrimônio principal, por isso, a importância de mantê-la em funcionamento e aberta ao público”, afirma o Secretário de Cultura, Esporte e Lajeado, Carlos Rodrigo Reckziegel.

Além da exposição, a comunidade pode visitar o Museu Histórico Municipal Bruno Born, localizado na Casa de Cultura. Para a visitação é necessário respeitar todos os protocolos de distanciamento e o uso de máscara. As visitas em grupo somente serão permitidas com agendamento pelo fone (51) 3982-1081, e para grupos de no máximo oito pessoas.

“O nosso objetivo é disseminar e cultivar tradições. Fomentar a cultura e arte do nosso povo, levando à comunidade o acesso, de forma fácil e inclusiva”, destaca o secretário.

O artista Silvio Farias apresenta exposição “Lajeado em Telas” (Foto: Divulgação)

Cultura e história

Localizado na rua Borges de Medeiros, em frente à praça da Matriz, o prédio da Casa de Cultura é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE), e foi fundado em 5 de fevereiro de 1900.

A casa foi idealizada pelo intendente Julio May, que governou Lajeado por cerca de sete anos, e abrigava o Gabinete da Intendência, tesouraria, sala do Conselho Municipal, e Quartel. O local também abrigava o Fórum da Comarca do Alto Taquari, instalado em 15 de outubro de 1903. A parte de cima do prédio era utilizada como tribunal.

No subsolo da casa, funcionava a Cadeia Municipal e, mais tarde, o porão da velha prefeitura abrigou o Arquivo Histórico Municipal e o Almoxarifado. Depois de 1930 a casa passou a se chamar prefeitura e, a partir de 21 de agosto de 1991, Casa de Cultura de Lajeado.

O Museu Histórico Municipal Bruno Born, localizado no mesmo prédio, foi criado em 1982, e seu acervo, registrado no Sistema Brasileiro de Museus, foi formado por doações feitas pela comunidade. Entre elas, utensílios domésticos diversos, armas, objetos usados por profissionais da época, como instrumentos médicos e odontológicos, quadros e máquinas.

Acompanhe
nossas
redes sociais