7 notícias: Bebê nasce em SC com anticorpos contra a Covid-19, dizem médicos

Destaques da manhã

7 notícias: Bebê nasce em SC com anticorpos contra a Covid-19, dizem médicos

Confira notícias que são destaque na manhã desta quinta-feira

7 notícias: Bebê nasce em SC com anticorpos contra a Covid-19, dizem médicos
Foto: Ilustrativa
Brasil

A Secretaria de Saúde de Tubarão, no Sul catarinense, informou nesta quarta-feira (19) que um bebê nasceu com anticorpos contra a Covid-19 na cidade. A mãe, Talita Mengali Izidoro, é médica, trabalha em um posto de saúde da cidade e foi vacinada quando estava com 34 semanas de gestação.

Enrico nasceu no dia 9 de abril e o teste que comprovou a presença de anticorpos foi realizado dois dias depois, sendo avaliado por diferentes médicos.

O resultado mostrou 22% de anticorpos na amostra analisada.

Um artigo científico está sendo elaborado no programa de Pós Graduação de uma universidade na região para documentar a descoberta e publicá-la.


Câmara aprova MP que abre caminho para privatizar Eletrobras

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, a Medida Provisória que viabiliza a privatização da Eletrobras, estatal vinculada ao Ministério de Minas e Energia e que responde por 30% da energia gerada no país.

O modelo de privatização prevê a emissão de novas ações a serem vendidas no mercado sem a participação da empresa, resultando na perda do controle acionário de voto mantido atualmente pela União.​

Pelo texto, nenhum acionista pode ter mais de 10% do capital votante da Eletrobras. A operação acionária depende da aprovação da MP no Congresso Nacional, mas o texto já permite ao BNDES iniciar os estudos para a privatização.


1,3 milhão de trabalhadores desistem de procurar emprego desde o início da pandemia

Quase 1,3 milhão de trabalhadores desempregados deixaram de procurar emprego no primeiro ano da pandemia de Covid-19.

Os dados são do IBGE, que aponta que esse contingente passou a integrar o grupo de trabalhadores desalentados no país – desempregados que desistiram de procurar emprego por saberem que não serão absorvidos no mercado de trabalho.

Este é um dos aspectos mais evidentes da crise econômica e social do país no quadro da pandemia.


Segunda parcela do auxílio é depositada para 2,3 milhões

A Caixa Econômica Federal deposita nesta quinta-feira (20) o pagamento da segunda parcela do novo auxílio emergencial para 2,35 milhões de pessoas nascidas em abril. O repasse para esse grupo chegará a R$ 488,2 milhões, de acordo com o Ministério da Cidadania.

O pagamento é feito por meio de depósito na conta poupança digital, que pode ser movimentada por aplicativo, para pagamento de boletos, compras na internet e pelas maquininhas em mais de um milhão de estabelecimentos comerciais.

O saque em dinheiro e as transferências para esse grupo serão liberados somente em 4 de junho.


Produtos para combate à covid têm tarifa zerada até o fim do ano

Um total de 628 produtos usados no combate à pandemia continuarão a entrar no país sem pagar tarifa de importação até o fim do ano. O Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior prorrogou em seis meses o prazo da resolução que zera o imposto.

A lista inclui medicamentos, vacinas, equipamentos hospitalares, itens de higiene pessoal e outros insumos. O prazo de isenção acabaria em 30 de junho, caso não houvesse a prorrogação.

Em nota, o Ministério da Economia informou que a isenção foi estendida a pedido do Ministério da Saúde.


RS começa a testar uso de câmeras corporais em policiais

Polícia Civil e Brigada Militar participam por 90 dias de um período de teste de uso de câmeras corporais que filmarão a ação policial. Dezesseis aparelhos estão em operação, 12 com soldados do 9ª Batalhão de Polícia Militar e quatro com agentes da Polícia Civil, no departamento de homicídios.

Após a fase de testes, os aparelhos serão avaliados e a possibilidade de compra, analisada. Por enquanto, não há previsão de implementação, mas a iniciativa, que segue a tendência de outros Estados, pretende dar mais transparência à atuação das polícias, além de produzir imagens que irão compor conjunto de provas em investigações.


Secretaria da Saúde reforça que professores e idosos devem se vacinar contra a gripe no RS

A Secretaria da Saúde reforça a necessidade dos grupos prioritários da Campanha de Vacinação contra a Influenza irem aos postos de saúde receberem a dose do imunizante, especialmente os idosos.

A cobertura da campanha ainda está longe de alcançar a meta de 90% da população-alvo. Até ontem, este índice era de 20,2%, de acordo com o vacinômetro da gripe. Os idosos são os que menos se vacinaram até o momento no Rio Grande do Sul, com taxa de 19,9% do total da faixa-etária.

Nesta fase da campanha, podem se vacinar idosos (pessoas acima de 60 anos), professores, crianças entre 6 meses e menores de 6 anos, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz há até 45 dias), trabalhadores da saúde e povos indígenas.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais