A qualidade e boas práticas na produção e industrialização, adequadas às exigências de mercado, será tema de painel do VI Seminário da Cultura de Noz-pecã. O evento virtual é uma promoção da prefeitura de Anta Gorda em parceria com a Embrapa, Emater/RS-Ascar, IBPecan e governo do Estado.
O painel será nesta quinta-feira, 20, com a participação de Alexandre Hoffmann, engenheiro agrônomo da Embrapa; Marina Graciela Panozzo, engenheira de alimentos da INTA-Argentina; Ricardo Furtado, engenheiro agrônomo do MAPA; e mediação de Carlos Marins, engenheiro agrônomo da Embrapa Clima Temperado.
A busca de mercado para noz-pecã no Brasil e no mundo é tema do segundo painel do seminário, marcado para o dia 27 de maio. Na ocasião, participa o advogado Hugo Perdomo, diretor da Delta Comex S.A; Claiton Walauer, diretor da Pecanita; Sally Arn, diretora da Carter Pecan e presidente da Carter Internacional; com mediação do engenheiro agrônomo Paulo Lipp João, coordenador das Câmaras Setoriais – Seapdr/RS.
“Estes eventos englobam Brasil, Argentina e Uruguai, os principais países produtores da América do Sul. O próximo está programado para março de 2022, em Buenos Aires. Lembrando que a abertura oficial da colheita foi criada por lei estadual no ano de 2016, pela primeira vez em Anta Gorda, na quarta edição do seminário e, o I Simpósio Sul-americano da Noz-pecã”, explica o engenheiro agrônomo Julio Cesar Medeiros, coordenador do seminário virtual.
O seminário é uma das atrações originárias da FestLeite, de Anta Gorda, inviabilizada em 2020/21 diante do cenário de pandemia. A programação iniciou no dia 29 de abril com solenidade alusiva à colheita da noz-pecã e lançamento do zoneamento edafoclimático, relativo ao solo e clima ideal para pecaneira.
“Precisamos tornar a noz-pecã conhecida no mercado interno e viabilizar a exportação do fruto. Outros setores investiram em propaganda para ganhar espaço e conquistar o consumidor, nós precisamos fazer o mesmo”, diz Medeiros.
Inscrições
As inscrições podem ser feitas via Google Formulários ou pelo Qrcode abaixo: