Bairro Jardim Botânico?

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Bairro Jardim Botânico?

Vale do Taquari

O vereador Deolí Gräff (PP) apresenta uma proposta inusitada. O parlamentar sugere a criação do Bairro Jardim Botânico, que se localizará entre a Av. Aurí Stürmer e a Rua Dalton de Bem Stumpf. A área está próxima ao Jardim Botânico de Lajeado, entre os bairros São Bento, Moinhos d´Água e Bom Pastor. Gräff sustenta que moradores daquele local estão avaliando esta possibilidade. “Penso que será uma justa homenagem ao Jardim Botânico e uma forma simpática de identificar o espaço junto ao JBL, pois são poucos os municípios do Estado que contam com um espaço de preservação”. É um debate interessante para uma cidade que possui diversos bairros que não são bairros. Como exemplo, o “São José”, o “Verdes Vales”…

Porto dos Bruder

(Foto: Fábio Kuhn)

O governo de Lajeado aproveitou as obras na eclusa do Rio Taquari em Bom Retiro do Sul para ampliar a área de lazer junto ao Porto dos Bruder. O principal objetivo é reaproximar a sociedade e o principal manancial da região, de forma contemplativa e sustentável. Com o mínimo de impacto ambiental. A “marina” ainda está longe do ideal para uma cidade do tamanho de Lajeado, e cujo esporte náutico está presente no DNA da população há décadas. Mas a reforma da rampa de acesso para embarcações, com o acréscimo de um deck para pescadores e curiosos, é um ganho e tanto para a sociedade lajeadense. Tomara que persistam com essas manutenções.

Liberdade econômica

Em Estrela, o vereador João Braun (PP) apresenta projeto que “Institui a Declaração Municipal de Direitos de Liberdade Econômica, dispõe de normas para a expedição de Alvará de Localização de Estabelecimentos Industriais, Comerciais e de Prestação de Serviços, regula o exercício da fiscalização do município”. Entre os princípios norteadores da norma, “a liberdade como uma garantia no exercício de atividades econômicas” e “a boa-fé do particular perante o poder público”.

Aplauso ao Zonatto

A Câmara de Encantado aprovou uma Moção de Aplauso ao desportista Sílvio Zonatto. Formado em Educação Física, ele foi o primeiro proprietário de academia no município, e o segundo em todo o Vale do Taquari. Em 1995, criou o Refúgio Explorer, nas proximidades do Viaduto 13, na zona rural de Vespasiano Correa. Por lá, ele oferece espaço para a prática de rafting, cicloturismo, rapel, cascading, caminhadas e passeios em veículos off-road. De fato, um pioneiro. E merece o destaque!

O que fazer?

Na edição de terça-feira, 18, a questão provocada na capa do Jornal A Hora era: Como será o controle da pandemia no Vale. A matéria escutou líderes regionais, e também os representantes da Amvat, a entidade que terá a missão de decidir as principais decisões coletivas que envolvem eventuais restrições. Ainda restam muitas dúvidas. E eu aproveito para provocar um novo questionamento: Quais serão as suas atitudes para o controle da pandemia?

Sem regalias?

Na terça-feira, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do RS aprovou, por unanimidade, os projetos de decreto legislativo (PDLs) que barram o pagamento do auxílio-saúde para membros do Ministério Público, do Poder Judiciário e da Defensoria Pública. Segundo cálculos dos parlamentares, o rombo seria superior a R$ 500 milhões/ano.

Coalizão em Estrela

O prefeito de Estrela, Elmar Schneider (PTB), prosseguiu com a série de encontros com ex-prefeitos da cidade. Na semana passada, ele recebeu, em seu gabinete, a visita dos ex-gestores Günter Ricardo Wagner, Hélio Musskopf e Geraldo Mânica. Ontem, o chefe do executivo estrelense recebeu Leonildo Mariani e Carlos Rafael Mallmann. Já afirmei aqui neste espaço, e reforço: o experiente Schneidinha atua como um agregador desde o início da campanha eleitoral em 2020.

Acompanhe
nossas
redes sociais