Profissionais da segurança fazem curso de ações aquáticas voltadas à enchente em Lajeado

ações de contingenciamento

Profissionais da segurança fazem curso de ações aquáticas voltadas à enchente em Lajeado

Os profissionais que passarem no treinamento receberão uma carteira de habilitação para conduzir embarcações

Profissionais da segurança fazem curso de ações aquáticas voltadas à enchente em Lajeado
(Foto: Divulgação)
Vale do Taquari

Iniciou na segunda-feira, 17, o Curso Especial para Tripulação de Embarcações, que irá habilitar profissionais da segurança e salvamento para as ações de contingenciamento das enchentes. As aulas teóricas seguem até o dia 21 de maio e no dia 24 de maio será o momento de pôr em prática os ensinamentos. Os profissionais que passarem no treinamento receberão uma carteira de habilitação para conduzir embarcações.

O Curso Especial para Tripulação de Embarcações está sendo ministrado pelo Grupo de Ensino da Capitania dos Portos, que tem base em Porto Alegre. Estão participando da capacitação os profissionais do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal, Defesa Civil e Departamento de Trânsito de Lajeado, setor vinculado à Secretaria da Segurança Pública, além de profissionais de outros municípios, como Santa Cruz do Sul, Encantado, Estrela e Arroio do Meio.

No primeiro dia, o 3° Sargento de Manobras e Reparo (MR) da Marinha, Rodrigo Corrêa Pepeu, falou sobre as embarcações marítimas. “Esse curso é muito importante não só porque instruímos os profissionais dos municípios, mas também porque com essas habilitações os órgãos conseguem operar de forma mais independente”,  explicou.

O curso prevê capacitação de navegação, meteorologia, legislação naval, segurança e sobrevivência pessoal. No final da apresentação do Sargente Pepeu, o secretário da Segurança Pública, Paulo Locatelli, entregou uma camiseta do Pacto Lajeado pela Paz ao profissional da Marinha e agradeceu os ensinamentos.

“O Pacto Lajeado pela Paz é um programa que junta todos os setores com um objetivo, e esse curso vai de encontro a ações do Pacto, porque é uma forma de aperfeiçoar cada órgão por meio da qualificação técnica”, explicou Locatelli.

O curso será finalizado na segunda-feira, 24, após as provas dos profissionais de segurança, que envolvem a prática de condução de moto aquática e embarcações.

Acompanhe
nossas
redes sociais