“Por duas semanas podemos colocar os próximos quatro meses a perder”

Aumento nos casos

“Por duas semanas podemos colocar os próximos quatro meses a perder”

Rede básica de saúde de Lajeado percebe aumento na busca por atendimentos covid-19 nos últimos 15 dias

“Por duas semanas podemos colocar os próximos quatro meses a perder”
(Foto: Ana Carolina Becker)
Vale do Taquari

Diante das possíveis flexibilizações que podem ocorrer no Vale do Taquari, a partir do novo modelo apresentado pelo governo do Estado, o sistema 3AS, é preciso observar que, nos últimos 15 dias, houve um aumento na procura por atendimentos covid-19 na rede básica de saúde de Lajeado.

Em entrevista ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, na manhã destas terça-feira, 18, o secretário da Fazenda do município, Guilherme Cé, que também compõe o comitê que analisa os indicadores da doença na cidade, falou sobre uma elevação na busca por atendimentos nos postos. “Os atendimentos na rede hospitalar e básica são os melhores indicadores para conseguir monitorar o início de uma piora.”

Em queda, eram registrados 54 atendimentos dia nas unidades de saúde. No entanto, nos últimos, o atendimento diário registrado é de 70. “A posição do comitê técnico é de prudência nesse momento. É delicado e os números mostram isso. Talvez não seja o momento de ampliar as liberações. Não vemos reflexos em comércio ou escolas, mas importante é que isso se consolide”, pontua.

O comitê técnico, que também passa a analisar os dados em nível de região, acredita que antecipar as flexibilizações pode ocasionar um prejuízo futuro. A sugestão, segundo Cé, é que as restrições em vigor sejam mantidas até o final de maio, mas cabe à Amvat essa decisão. “Por duas semanas podemos colocar os próximos quatro meses a perder”, diz.

Na segunda-feira, 17, Lajeado informou 99 novos casos de coronavírus. Ao total, são 13.679 casos confirmados no município, sendo que 13.269 recuperados. Hoje, são 236 casos ativos para a doença.

Ouça a entrevista na íntegra:

Acompanhe
nossas
redes sociais