O Padre Cláudio José Kirst assumiu nesta semana a administração da paróquia Santa Inês, de Mato Leitão. O pároco chega ao município depois do então padre ser afastado do cargo pela Diocese de Santa Cruz do Sul.
O afastamento ocorreu no dia 10 de maio, depois de uma denúncia feita ao Ministério Público. A investigação corre em segredo de justiça. Conforme o responsável pela comunicação da Mitra, Roque Hammes, com a chegada da denúncia, a instituição religiosa também resolveu realizar uma investigação interna para avaliar a veracidade dos fatos. Ele explica que enquanto ocorrer a investigação, o padre seguirá afastado das atividades.
O novo padre, Cláudio Kirst, chega nesta quarta-feira, 19, à região. Ele irá assumir também a paróquia São Martinho, de Vila Palanque, no interior de Venâncio Aires.
De acordo com o informativo da Diocese de Santa Cruz do Sul, padre Cláudio Kirst assumiu no dia 17 de maio a administração das duas paróquias depois de dedicar 25 anos ao Quadro de Capelães Militares do Exército Brasileiro. Ele é natural de Santa Cruz do Sul e foi ordenado padre em dezembro de 1987.