Um encontro na segunda-feira, 17, entre prefeitos integrantes da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) e secretários da Saúde analisou o sistema 3As, apresentado pelo governo do estado na sexta-feira, 14. Um novo encontro, na sexta, 21, apresenta protocolos que serão adotados no Vale do Taquari.
Em entrevista ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, na manhã desta terça-feira, 18, o presidente da associação, Paulo Kohlrausch falou sobre a autonomia e a responsabilidade sobre as decisões, permitidas a partir do novo sistema.
“O governo do estado, com esse novo sistema, repassou para os municípios aparentemente a autonomia, mas mais responsabilidade de operacionalização do novo sistema. Agora, precisamos nos apropriar do novo modelo para que possamos tomar uma decisão”, comenta.
Não podemos ter a impressão que a pandemia acabou e daqui a duas semanas fechar o comércio e escolas
Kohlrausch destaca que há possibilidade de flexibilização, mas também é preciso levar em conta os indicadores da covid-19, que nas últimas semanas tiveram um aumento no Vale do Taquari. “Precisamos priorizar a segurança e a saúde para não correr o risco de abrir tudo com a impressão de que a pandemia acabou e daqui a duas semanas ter que fechar comércio e escolas de novo. Já foi traumático no ano passado e queremos evitar que isso volte a acontecer”, observa.
Os prefeitos receberam de forma positiva o novo modelo apresentado pelo governo. No entanto, há certa preocupação com tamanha responsabilidade que isso representa. Sobre os eventos esportivos, destacou que eles não estão autorizados no momento. Novos anúncios sobre essa modalidade e outras deverão ser apresentadas na sexta-feira.
Ouça a entrevista na íntegra: