Cooperativas pedem apoio do Estado para superar crise de insumos

Instabilidade na cadeia regional

Cooperativas pedem apoio do Estado para superar crise de insumos

Alta nos custos de produção, em especial o milho e o farelo de soja, provoca instabilidade na cadeia produtiva regional. Representantes do setor buscam apoio do Estado para reverter cenário

Cooperativas pedem apoio do Estado para superar crise de insumos
Representantes das cooperativas da região solicitam isenção de impostos para compra de milho para ração animal (Foto: Divulgação)
Estado

Vale do Taquari

A situação na indústria avícola é conturbada. O setor, que é uma das bases da economia regional enfrenta dificuldades operacionais. Tanto que frigoríficos da região diminuem o abate, suspendem linhas de produção e demitem funcionários.

A crise é fruto de diversos motivos. Na essência está a alta nos custos de produção, em especial pela variação no preço do milho. Esse assunto foi tema de reunião entre representantes da cadeia produtiva do Vale do Taquari com o governador Eduardo Leite.

O encontro foi mediado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Edson Brum. Na análise dele, há risco das agroindústrias sofrerem com a desindustrialização e, em consequência, acarretar prejuízos à economia do RS.

A cadeia produtiva da avicultura foi representada pelo presidente da Dália Alimentos, Gilberto Piccinini, e pelo gerente de vendas da Languiru, Jaime Rückert. Eles solicitaram auxílio do Estado para que sejam encontradas alternativas que possibilitem a continuidade das atividades.

Estima-se que o prejuízo no abate de aves seja de R$ 2 por quilo. Pelos cálculos da Languiru, as perdas no setor alcançam R$ 14 milhões por mês. Dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) mostra que em 12 meses, a produção de frangos teve um aumento de custo de 43,3%. Deste total, as empresas conseguiram repassar 26,6% desse valor para o consumidor.

Encontro com o presidente

A ABPA e a Câmara da Indústria e Comércio (CIC-VT) solicitam uma audiência com a ministra da Agricultura (Mapa), Tereza Cristina, e com o presidente Jair Bolsonaro. A solicitação foi enviada no início deste mês. O senador Luís Carlos Heinze e o ministro Onyx Lorenzoni auxiliam no agendamento da audiência. A data ainda não foi confirmada.

As principais medidas para socorro do setor são: autorização para importação de milho transgênico dos EUA para uso na ração animal até o fim do ano; isenção temporária da cobrança de PIS e COFINS sobre o custo do frete nas operações interestaduais de transporte de grãos; e a ampliação do acesso a crédito para armazenagem voltado às agroindústrias e cooperativas de proteína animal.

Acompanhe
nossas
redes sociais