Vale do Taquari
A situação na indústria avícola é conturbada. O setor, que é uma das bases da economia regional enfrenta dificuldades operacionais. Tanto que frigoríficos da região diminuem o abate, suspendem linhas de produção e demitem funcionários.
A crise é fruto de diversos motivos. Na essência está a alta nos custos de produção, em especial pela variação no preço do milho. Esse assunto foi tema de reunião entre representantes da cadeia produtiva do Vale do Taquari com o governador Eduardo Leite.
O encontro foi mediado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Edson Brum. Na análise dele, há risco das agroindústrias sofrerem com a desindustrialização e, em consequência, acarretar prejuízos à economia do RS.
A cadeia produtiva da avicultura foi representada pelo presidente da Dália Alimentos, Gilberto Piccinini, e pelo gerente de vendas da Languiru, Jaime Rückert. Eles solicitaram auxílio do Estado para que sejam encontradas alternativas que possibilitem a continuidade das atividades.
Estima-se que o prejuízo no abate de aves seja de R$ 2 por quilo. Pelos cálculos da Languiru, as perdas no setor alcançam R$ 14 milhões por mês. Dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) mostra que em 12 meses, a produção de frangos teve um aumento de custo de 43,3%. Deste total, as empresas conseguiram repassar 26,6% desse valor para o consumidor.
Encontro com o presidente
A ABPA e a Câmara da Indústria e Comércio (CIC-VT) solicitam uma audiência com a ministra da Agricultura (Mapa), Tereza Cristina, e com o presidente Jair Bolsonaro. A solicitação foi enviada no início deste mês. O senador Luís Carlos Heinze e o ministro Onyx Lorenzoni auxiliam no agendamento da audiência. A data ainda não foi confirmada.
As principais medidas para socorro do setor são: autorização para importação de milho transgênico dos EUA para uso na ração animal até o fim do ano; isenção temporária da cobrança de PIS e COFINS sobre o custo do frete nas operações interestaduais de transporte de grãos; e a ampliação do acesso a crédito para armazenagem voltado às agroindústrias e cooperativas de proteína animal.