A Agência de Inovação e Desenvolvimento Local (Agil) foi lançada no Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari – Tecnovates, nesta segunda-feira, 17. O evento contou com a participação de representantes da quádrupla hélice do movimento Pro_Move Lajeado, que incentiva e articula as ações de inovação na cidade desde 2019.
A assinatura do termo de cooperação entre a Fundação Vale do Taquari de Educação de Desenvolvimento Social – Fuvates, a Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e a Prefeitura marcou o início oficial do projeto de nucleação da Agência de Inovação e Desenvolvimento Local do município. Inicialmente, a Agil será gestada no Tecnovates e, a partir de agora, será a articuladora do Pro_Move Lajeado.
O próximo passo, assegurado pela assinatura do termo de compromisso entre as entidades, é a constituição da Agil enquanto uma associação representativa. A existência de uma agência de desenvolvimento e inovação estava prevista nos alicerces do Pro_Move, quando o projeto foi lançado em 2019.
Sicredi, Unimed, Imec, Fruki e Docile são empresas apoiadoras da Agil. O evento de assinatura do termo de cooperação entre Fuvates, Acil e Prefeitura foi mediado pela professora Simone Stulp, representando o Tecnovates.
Empresas
No evento, o vice-presidente de Inovação e Tecnologia da Acil, Douglas Scheibler, destacou a importância do momento para a cidade de Lajeado. “Teremos grande êxito, não tenho dúvidas, e conseguiremos unir todas as hélices – academia, empresas, indústrias e sociedade – para tornar a região diferenciada no tema da inovação”.
Governo
A vice-prefeita de Lajeado, Glaucia Schumacher, também participou do evento. “Quando começamos a falar na Agil foi nesta sala há alguns anos”, disse, fazendo referência ao auditório do Tecnovates, onde o evento de lançamento aconteceu.
“Falar deste momento é, também, falar do caminho até aqui”, externou a vice-prefeita. “Batalhamos muito e esperamos que a Agil demonstre a união das entidades em torno do tema e dê um novo significado ao Pro_Move, sendo o seu elo de conexão com a sociedade”.
Universidade
Representando a Fuvates, o presidente da Fundação, Ney José Lazzari, lembrou do momento da construção do planejamento estratégico da Univates, na ocasião de sua transformação em Universidade, o gestor explicou que aquela foi, também, uma ocasião de a Instituição reafirmar seu compromisso com temas de abrangência local e regional – a inovação entre eles.
“Discutimos muito o como fazer isso. Concluímos que poderíamos, sim, fazer essa provocação às lideranças municipais. Reunimos um grupo que começou a discutir, eram cerca de 30 pessoas”. As conversas, recorda Lazzari, rumavam para a criação de uma agência de desenvolvimento e inovação local, assegurando que a entidade tivesse continuidade no tempo. “O objetivo é que ela pense em coisas a longo prazo”, explica ele.
Este é, justamente, um dos propósitos da recém-criada Agil. A prospecção de recursos nacionais e internacionais para investimento local, também. “Agradecemos ao grupo que aceitou a provocação inicial da Univates e, inclusive, propuseram novos caminhos. Temos um grande desafio pela frente e muitas coisas por fazer. Um pouco do caminho, faremos ao caminhar. Que esta agência se estabeleça e mostre a sua potência”, diz o presidente da Fuvates.
Representação
O executivo da Agil foi o último a se pronunciar. Cristiano Fortes Zanin é o responsável pela Agência e, durante o evento, foi oficialmente apresentado à comunidade. Zanin já morou em Lajeado, teve uma empresa incubada no Tecnovates, e tem experiência no exterior. Também atuou como um dos gestores do programa InovaRS. “É uma satisfação ser quem vai estar representando o ecossistema por meio da Agil”, iniciou Zanin.
Para o gestor, grandes movimentos não devem ser ações individualizadas e o Pro_Move materializa essa união entre os agentes transformadores da sociedade. “A quádrupla hélice deve trabalhar em conjunto para promoção da inovação em uma região. Espero que a Agil possa ser a catalizadora deste movimento”, finaliza ele.