7 notícias: Para zerar segunda dose, Ministério da Saúde promete enviar novo lote ao RS

DESTAQUES DA MANHÃ

7 notícias: Para zerar segunda dose, Ministério da Saúde promete enviar novo lote ao RS

Leia os destaques da manhã dessa segunda-feira, 17

7 notícias: Para zerar segunda dose, Ministério da Saúde promete enviar novo lote ao RS
Foto: Arquivo A Hora/Itamar Aguiar
Vale do Taquari

Em 24 horas, Brasil registra mais de mil mortes por covid-19

Nas últimas 24 horas, o Brasil registrou 1.036 mortes em decorrência de complicações da covid-19. Com esses novos dados, o total de vidas perdidas no Brasil para a pandemia chegou a 435.751. O Rio Grande do Sul registrou mais 28 mortes, 26.685 pessoas morreram no Estado vítimas da covid-19. A Secretaria de Saúde não informou óbitos entre moradores de municípios do Vale do Taquari, nesta quinta-feira. São 721 óbitos reconhecidos pelo Estado na região.


Novo modelo para monitorar pandemia no RS está em vigor

O governo do Rio Grande do Sul publicou o decreto que substitui os modelos que monitoram a pandemia no Estado. O Sistema de Avisos, Alertas e Ações, também chamado 3As, termina com as restrições de horários e dá mais autonomia para que as prefeituras decidam sobre o funcionamento dos estabelecimentos. As novas regras valem desde ontem. A partir de agora, não haverá mais o modelo de bandeiras, em que cada cor indicava um nível de risco. Todas as 21 regiões do Estado devem cumprir com parâmetros mínimos, como a obrigatoriedade do uso de máscaras e o distanciamento social em lugares públicos. O governo deixa de divulgar um mapa semanal e fará apenas atualizações diárias informando o número de novos casos de contágio e mortes, além da situação das internações hospitalares.


Marcelo Caumo vai a Brasília nesta segunda para assinatura da duplicação da 386

O prefeito de Lajeado Marcelo Caumo, informou através de suas redes sociais neste domingo (16), que irá para Brasília nesta segunda-feira (17) para assinar a ordem de serviço da duplicação da BR-386 entre Lajeado e Marques de Souza. A assinatura do documento deve ocorrer junto com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas.

Caumo destacou que é uma das melhores obras do Rio Grande do Sul e melhora a mobilidade da região.


Com alta acumulada de 12,3%, indústria lidera reação da economia gaúcha no primeiro trimestre

A indústria tem protagonismo na tentativa de retomada no primeiro trimestre deste ano no Rio Grande do Sul. O segmento é o único entre os três principais setores da economia no país a apresentar crescimento na comparação com o mesmo período de 2020, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De janeiro a março deste ano, a produção industrial cresceu 12,3% no Estado, em comparação aos três primeiros meses de 2020. O desempenho do Rio Grande do Sul acompanha o resultado positivo do país, 4,4%, mas com fôlego bem maior. Fabricação de máquinas e equipamentos e de produtos de metal estão na ponta desse avanço.


Fabricantes de remédios pagam comissões e até viagens a atendentes de farmácia para estimular venda de produtos

Laboratórios farmacêuticos pagam comissões de até 30% e até viagens internacionais a balconistas de redes de farmácias para que indiquem medicamentos e vitaminas aos clientes. A revelação foi feita pelo Fantástico em reportagem especial produzida pela RBS TV.

Autoridades nacionais na área da saúde e dos direitos do consumidor condenam a prática em um setor que, no ano passado, faturou R$ 76,9 bilhões no Brasil.

O ponto de partida da investigação foi uma pesquisa em 48 ações trabalhistas de oito tribunais do trabalho – inclusive o TRT4, com sede em Porto Alegre – nos quais os vendedores descrevem o sistema. Ao deixarem os empregos, os balconistas ingressaram com ações para incorporar as comissões, pagas por fora do contracheque, aos salários.

Na grande maioria das sentenças, os juízes reconhecem as bonificações e condenam as farmácias a pagar direitos como horas-extra e férias também sobre as comissões. No Rio Grande do Sul, a reportagem da RBS TV identificou processos em pelo menos seis cidades: Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo, Passo Fundo, Guaíba e Taquari, onde a balconista de uma farmácia revelou que os repasses de laboratórios eram entregues por motoboys, em dinheiro vivo.


Queiroga diz que Ministério da Saúde estuda campanha de testagem contra covid-19

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou neste domingo (16) que está em estudo na pasta uma ampla campanha de testagem da população brasileira para o coronavírus. A declaração foi dada em Botucatu, no interior paulista. O município começou a vacinar toda a população entre 18 e 60 anos contra a covid-19 neste domingo, em uma iniciativa que faz parte de estudo inédito sobre a eficácia do imunizante desenvolvido pela Universidade de Oxford, em parceria com a AstraZeneca e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Sobre a interrupção na produção de vacinas contra o coronavírus pelo Instituto Butantan pela falta do ingrediente farmacêutico ativo (IFA), Queiroga ressaltou que a carência da matéria-prima é mundial.


Para zerar atrasos da segunda dose, Ministério da Saúde promete enviar novo lote de Coronavac ao RS

O Ministério da Saúde prometeu enviar remessa de 188,8 mil doses da Coronavac ao Rio Grande do Sul para completar a imunização de todas as pessoas que receberam a primeira aplicação e estão com a segunda pendente ou em atraso. Ainda não há data confirmada para a chegada do novo lote, mas a previsão é de que isso ocorra nos próximos dias. O Palácio Piratini manifestou expectativa de que o desembarque das vacinas ocorra entre “segunda ou terça-feira”. O anúncio foi feito neste domingo (16) pela Secretaria Estadual da Saúde (SES).

 

Acompanhe
nossas
redes sociais