A excelência dos tratamentos multidisciplinares do CRON – Centro de Oncologia e a sua constante busca por sistemas cada vez mais avançados de prevenção e tratamento do câncer foram reconhecidas, mais uma vez, pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Hoje, o Centro é a primeira clínica oncológica do interior e a terceira do estado a receber o selo ouro, classificação máxima dos serviços de saúde.
De acordo com o auditor da TRINY Soluções e Valor em Negócios, Gilson Gehring Junior, o processo de acreditação da ONA valida a qualidade que uma organização de saúde possui, seja ela uma clínica ou hospital. No total, há três níveis para serem conquistados, no qual o terceiro, ou nível ouro, é a maior das categorias.
O primeiro valida toda a estrutura física e a segurança dos ambientes e processos, enquanto o nível 2 avalia a forma como ocorre o gerenciamento dos mesmos. Na categoria ouro busca-se a gestão de excelência, com base na experiência do paciente. “Não basta ele estar satisfeito, é preciso entender como foi o atendimento e o que isso representou para o mesmo. Quais os desejos que foram atendidos pelo CRON e quais poderiam ser realizados”.
Para obter o resultado ouro, o auditor salienta que o CRON precisou apenas potencializar suas competências afim de que elas ficassem mais evidentes à instituição acreditadora, pois o trabalho desenvolvido pela equipe é excelente.
“Uma instituição que alcança o nível 3 consegue afirmar que sua estrutura física foi validada, que existe segurança no atendimento, tem os processos muito bem desenhados e mapeados, e vai buscar resultados cada vez melhores”.
Foco nas pessoas
Para Gehring Junior, o que mais impressiona no CRON é a sua capacidade de manter o foco nas pessoas, mesmo diante de situações adversas, como a pandemia. “Dentro de toda a adaptação necessária nesse período, ele manteve sua linha de pensamento. E quando falo em pessoas, não é somente nos pacientes, são colaboradores, trabalhadores, consultores… O CRON preservou cada indivíduo, de acordo com as suas necessidades”.
Outra característica forte é o vínculo formado com os pacientes que, mesmo após o tratamento visitam o Centro como forma de agradecimento e respeito a equipe. Gehring Junior ressalta também que o trabalho que a instituição faz para além da sua estrutura. O CRON se preocupa com a comunidade e realiza programas de prevenção ao câncer e proteção ao ambiente. Ele está preocupado com o futuro de todos.
“Fico muito contente em saber que o RS possui tratamentos com a qualidade que o CRON apresenta aos pacientes. Me orgulho que o RS consegue ter o Centro como referência de oncologia, com métodos diagnósticos inovadores e com a perspectiva de ter, cada vez mais, coisas novas para as pessoas da região”.
Reavaliação
Em 2022 a ONA fará a atualização do manual de requisitos para obtenção das acreditações. Essa mudança ocorre a cada quatro anos afim de se enquadrar as exigências do mercado, da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde.
Mesmo que o CRON tenha recebido o certificado em 2021, ele passará por nova avaliação, o que proporcionará ainda mais segurança e qualidade nos serviços prestados aos pacientes.