É PRECISO DEBATER!

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

É PRECISO DEBATER!

Vale do Taquari

A mudança na Área de Preservação Permanente (APP) do Rio Taquari carece de um debate maior. A tentativa de reduzir de 100 metros para 30 metros em áreas rurais e, ainda, de estabelecer em 15 metros o limite mínimo de mata ciliar nas áreas urbanas precisa ser melhor discutida entre diversos atores e apreciadores do nosso ma­nancial. Uma decisão cujo impacto vai ultrapassar a nossa própria geração não pode ser tomada de supetão e de forma unilateral pelos prefeitos de Lajeado, Estrela, Cruzeiro do Sul, Colinas, Arroio do Meio e Bom Retiro do Sul. É preciso debater com maior intensi­dade as eventuais mudanças. Mas sem muito romantismo.

Não faltam atores e entidades públicas e privadas interessadas no tema. O Comitê da Bacia Hidro­gráfica, as prefeituras, os acadê­micos e mestres da Univates, os ambientalistas, os investidores e os mais diversos órgãos fiscalizadores precisam participar deste debate. O limite de 100 metros é previsto em lei desde 1965, mas a origem histó­rica desta metragem em específico é uma incógnita para muitos estudio­sos da área. Além disso, as metra­gens são regras engessadas em todo o país, desconsiderando os mais diferentes biomas existentes pelo Brasil afora. São regras que vêm de cima para baixo. Logo, são passíveis de debate e questionamentos.

Plano democrático

O governo de Lajeado, por meio da Secretaria da Fazenda, convoca a socie­dade para participar da elaboração do Plano Plurianual de 2022 a 2025. Por ora, a participação poderá ser feita por meio do preenchimento de um questionário online, no qual é possível apresentar sugestões e opinar sobre prioridades de in­vestimentos para os próximos anos. O link está no site da prefeitura municipal.

Vacina aos professores

O governo de Lajeado acerta ao priorizar, também, o grupo de pro­fessores na campanha de vacinação contra a covid-19. E acerta ainda mais ao priorizar o grupo com comorbidades, claro. Mas é preciso re­lembrar que uma proposta semelhante já tramitava no plenário da Câ­mara. No dia seis de abril, os vereadores Sérgio Kniphoff (PT) e Carlos Ranzi (MDB) protocolaram um projeto de lei para incluir professores e servidores das escolas públicas e privadas no grupo de prioritários.

Pingos nos Is

O Senador Flávio Bolsonaro (Republicanos/RS) disparou contra o relator da CPI, o famigerado Senador Renan Calheiros (MDB), condenado em primeira instância por “enriquecimento ilícito” e “van­tagem patrimonial indevida” em 2017. Ao mencionar o fato de Renan ter defendido a prisão de Fabio Wajngartem, ex-secretário de Comuni­cação da Presidência, Flávio provocou: “Imagina a situação: um cida­dão honesto ser preso por um vagabundo como Renan Calheiros.”

Whatsapp clonado

O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo (PP), teve o seu Whatsapp clonado na tarde dessa sexta-feira. Os criminosos encaminharam mensagens aos contatos do gestor para solicitar repasses financeiros. Um golpe conhecido e que vem se tornando absurdamente rotineiro na sociedade.

Pré-candidatos

Nesta sexta-feira, durante reunião do Democratas (DEM) em Porto Alegre, um encontro entre três pré-candidatos para 2022: Poli­cial Diego de Castro, pré-candidato a Deputado Estadual; Felipe Diehl, pré-candidato a Deputado Federal; e Ônix Lorenzoni, pré-candidato ao Governo do Estado do RS.

ASFALTO

Na quinta-feira, uma reunião virtual entre representantes dos poderes Executivo e Legislativo de Arroio do Meio e Traves­seiro com os secretários de Desenvolvimento Econômico do RS, Edson Brum, e de Transporte e Logística, Juvir Costela, debateu sobre o asfaltamento de um trecho de seis quilômetros entre os municípios. A ideia é incluir a obra na programação do Estado.

Defesa Civil (e aquática)

A Secretaria de Segurança Pública de Lajeado anuncia o Curso Especial para Tripu­lação de Embarcações. Com uma carga de quatro horas, o treinamento será ministrado para 31 alunos que integram o Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal, Defesa Civil e Departamento de Trân­sito de Lajeado, Santa Cruz do Sul, Encantado, Estrela e Arroio do Meio. O encontro ocorre na próxima segunda-feira. E um dos principais objetivos é aperfeiçoar as medidas de contingência em tempos de enchentes.

Braço-direito

O secretário de Adminis­tração de Arroio do Meio, Áureo Scherer, tem se desta­cado como um braço-direito do prefeito Danilo Bruxel (PP). Há quem diga que ele poderá ser o candidato a vi­ce-prefeito em uma eventual tentativa de reeleição por parte do Progressista.

Cristo Protetor

O governo de Encantado firmou convênio com uma empresa para efetivar um estudo de impacto ambiental no entorno do Cristo Protetor. Para tal, estão proibidas inter­venções de grande porte pelos próximos seis meses.

Acompanhe
nossas
redes sociais