A mudança na Área de Preservação Permanente (APP) do Rio Taquari carece de um debate maior. A tentativa de reduzir de 100 metros para 30 metros em áreas rurais e, ainda, de estabelecer em 15 metros o limite mínimo de mata ciliar nas áreas urbanas precisa ser melhor discutida entre diversos atores e apreciadores do nosso manancial. Uma decisão cujo impacto vai ultrapassar a nossa própria geração não pode ser tomada de supetão e de forma unilateral pelos prefeitos de Lajeado, Estrela, Cruzeiro do Sul, Colinas, Arroio do Meio e Bom Retiro do Sul. É preciso debater com maior intensidade as eventuais mudanças. Mas sem muito romantismo.
Não faltam atores e entidades públicas e privadas interessadas no tema. O Comitê da Bacia Hidrográfica, as prefeituras, os acadêmicos e mestres da Univates, os ambientalistas, os investidores e os mais diversos órgãos fiscalizadores precisam participar deste debate. O limite de 100 metros é previsto em lei desde 1965, mas a origem histórica desta metragem em específico é uma incógnita para muitos estudiosos da área. Além disso, as metragens são regras engessadas em todo o país, desconsiderando os mais diferentes biomas existentes pelo Brasil afora. São regras que vêm de cima para baixo. Logo, são passíveis de debate e questionamentos.
Plano democrático
O governo de Lajeado, por meio da Secretaria da Fazenda, convoca a sociedade para participar da elaboração do Plano Plurianual de 2022 a 2025. Por ora, a participação poderá ser feita por meio do preenchimento de um questionário online, no qual é possível apresentar sugestões e opinar sobre prioridades de investimentos para os próximos anos. O link está no site da prefeitura municipal.
Vacina aos professores
O governo de Lajeado acerta ao priorizar, também, o grupo de professores na campanha de vacinação contra a covid-19. E acerta ainda mais ao priorizar o grupo com comorbidades, claro. Mas é preciso relembrar que uma proposta semelhante já tramitava no plenário da Câmara. No dia seis de abril, os vereadores Sérgio Kniphoff (PT) e Carlos Ranzi (MDB) protocolaram um projeto de lei para incluir professores e servidores das escolas públicas e privadas no grupo de prioritários.
Pingos nos Is
O Senador Flávio Bolsonaro (Republicanos/RS) disparou contra o relator da CPI, o famigerado Senador Renan Calheiros (MDB), condenado em primeira instância por “enriquecimento ilícito” e “vantagem patrimonial indevida” em 2017. Ao mencionar o fato de Renan ter defendido a prisão de Fabio Wajngartem, ex-secretário de Comunicação da Presidência, Flávio provocou: “Imagina a situação: um cidadão honesto ser preso por um vagabundo como Renan Calheiros.”
Whatsapp clonado
O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo (PP), teve o seu Whatsapp clonado na tarde dessa sexta-feira. Os criminosos encaminharam mensagens aos contatos do gestor para solicitar repasses financeiros. Um golpe conhecido e que vem se tornando absurdamente rotineiro na sociedade.
Pré-candidatos
Nesta sexta-feira, durante reunião do Democratas (DEM) em Porto Alegre, um encontro entre três pré-candidatos para 2022: Policial Diego de Castro, pré-candidato a Deputado Estadual; Felipe Diehl, pré-candidato a Deputado Federal; e Ônix Lorenzoni, pré-candidato ao Governo do Estado do RS.
ASFALTO
Na quinta-feira, uma reunião virtual entre representantes dos poderes Executivo e Legislativo de Arroio do Meio e Travesseiro com os secretários de Desenvolvimento Econômico do RS, Edson Brum, e de Transporte e Logística, Juvir Costela, debateu sobre o asfaltamento de um trecho de seis quilômetros entre os municípios. A ideia é incluir a obra na programação do Estado.
Defesa Civil (e aquática)
A Secretaria de Segurança Pública de Lajeado anuncia o Curso Especial para Tripulação de Embarcações. Com uma carga de quatro horas, o treinamento será ministrado para 31 alunos que integram o Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal, Defesa Civil e Departamento de Trânsito de Lajeado, Santa Cruz do Sul, Encantado, Estrela e Arroio do Meio. O encontro ocorre na próxima segunda-feira. E um dos principais objetivos é aperfeiçoar as medidas de contingência em tempos de enchentes.
Braço-direito
O secretário de Administração de Arroio do Meio, Áureo Scherer, tem se destacado como um braço-direito do prefeito Danilo Bruxel (PP). Há quem diga que ele poderá ser o candidato a vice-prefeito em uma eventual tentativa de reeleição por parte do Progressista.
Cristo Protetor
O governo de Encantado firmou convênio com uma empresa para efetivar um estudo de impacto ambiental no entorno do Cristo Protetor. Para tal, estão proibidas intervenções de grande porte pelos próximos seis meses.