O uso excessivo das redes sociais e seus malefícios foram o tema do A Hora Bom Dia na manhã de hoje. A entrevista contou com participação da médica psiquiatra, Luiza Lucas. Um dos alertas feitos pela profissional é que a “rede social funciona como uma droga”.
“Quando temos uma foto curtida, o cérebro libera dopamina, uma substância que gera prazer nas pessoas”, esclareceu. Conforme ela, as pessoas por trás das plataformas digitais se apropriam da neurociência para manter as pessoas conectadas.
Os próprios equipamentos utilizados para esse fim aumentaram no decorrer dos anos. Começou com o computador, passou para o celular e hoje já chega ao relógio e fone de ouvido. “A rede social cria esse medo de perder algo, de não estar participando das coisas”, comenta.
Luiza sugeriu dicas para melhorar o uso das plataformas. A primeira delas é evitar estar conectado por mais de uma hora diária. “Esse período vale para aquele momento que ficamos em transe, olhando e olhando as publicações. A gente sabe que há pessoas que usam para o trabalho, que é diferente”, pontua.
Outra dica é aumentar as atividades fora das redes sociais que deem prazer, além de excluir celulares em alguns momentos do dia.
Para finalizar, Luiza recomenda que as pessoas desativem as notificações. Usando um exemplo próprio, ela relata que criou horários para checar o WhatsApp e evitar responder mensagens a todo momento do dia. “Mas avisem os familiares disso, para eles não se preocuparem”, sugere.
Leia a entrevista completa no link: