Em Estrela, o atual prefeito Elmar Schneider (PTB) tem se demonstrado um grande conciliador desde o início da campanha, em 2020. Ex-deputado estadual, “Schneidinha” evitou confrontos e focou em uma campanha proativa e equilibrada. Não prometeu mundos e fundos e, muitas vezes, apenas se limitou a afirmar que “sabia o caminho”. Definitivamente, ele conhece o caminho da coalização. Além de manter a ex-primeira dama como Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, reaproximando o MDB do seu governo, ele resolveu abrir o gabinete para receber ex-prefeitos. Uma sacada e tanto!
A série de visitas ao gabinete de Schneidinha iniciou nesta semana. Na quarta-feira, o atual chefe do executivo estrelense recebeu os ex-prefeitos Günter Ricardo Wagner e Hélio Musskopf. Ontem, foi a vez do ex-prefeito Geraldo Mânica visitar o novo gestor municipal. Por fim, Leonildo Mariani e Carlos Rafael Mallmann também devem realizar uma visita formal. É uma medida inusitada. E, não à toa, Schneider é sondado por diversas siglas para migrar de partido. Além do seu ex-partido, o MDB, o político nascido em Linha Wink é vigiado pelo PDT, PP, Podemos, Republicanos e PSDB.
Selo para o Grupo A Hora
O historiador Airton Engster dos Santos é um patrimônio histórico e cultural da cidade de Estrela. Ele possui um vasto acervo de fotos e documentos históricos e vai compartilhar muitos materiais com o novo Memorial de Estrela. Isso é matéria do jornal de hoje, inclusive, na página 10 deste impresso. Mas o nosso historiador foi além, durante entrevista concedida ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9. Ele entregou o Selo Ex Libris – Dr. Lauro Reinaldo Müller ao Grupo A Hora, como uma homenagem aos serviços prestados pela empresa ao município de Estrela.
Arranjo Local Produtivo
A implantação do Arranjo Produtivo Local (APL) de alimentos e bebidas do Vale do Taquari foi pauta de reunião virtual realizada nesta semana. O encontro foi coordenado pelos presidentes da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT), Ivandro Carlos Rosa, e da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Cristian Rota Bergesch. Também participaram o diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico da SEDEC, Leonardo Marmitt, e empresários do setor de alimentos e bebidas da região.
Segundo o conceito de definição, um APL é a união de empresas que estão localizadas em uma mesma região. É constituído por empresas produtoras de bens e serviços finais, fornecedoras de equipamentos e outros insumos, prestadores de serviços, comerciantes, cooperativas, associações e representações. Esse grupo articula as principais reivindicações e planeja ações que beneficiam toda a cadeia. E não será uma novidade no Vale do Taquari. Na região alta do Vale já existe o APL das Agroindústrias Familiares, fundado entre 2013 e 2014.
Um novo ecossistema
Na próxima segunda-feira, em Lajeado, ocorre a Cerimônia de Assinatura do Contrato de Implantação da Agência de Inovação e Desenvolvimento Local (Agil). O evento será presencial só para a imprensa, no auditório do Parque Tecnológico da Univates (Tecnovates). Para o público geral, haverá transmissão pelo Facebook do Tecnovates. Durante o evento, Cristiano Zanin será oficialmente nomeado como o novo Executivo da Agil.
Nessa quinta-feira, Zanin visitou a sala destinada provisoriamente ao Laboratório de Inovação Governamental e Social de Lajeado (Labilá), no antigo prédio da Unimed, no centro de Lajeado. Ele estava acompanhado do prefeito Marcelo Caumo, da Coordenadora do Setor de Inovação da prefeitura, Mariela Portz, do coordenador do Pro_Move Lajeado, Albano Meyer, e também da representante do Pacto Pela Paz, Tânia Frohlich. A ideia é concluir o prédio do Labilá ainda em 2021. O local escolhido é o antigo prédio da Indusgraf, no centro histórico da cidade.
Pouco a pouco e o ecossistema de inovação vai ganhando corpo na cidade. E já começa a influenciar hábitos de diferentes atores deste importante movimento. Durante a reunião do Pro_Move Saúde, ontem, o promotor de justiça Sérgio Diefenbach inovou (foto). Ele chegou de patinete ao local da reunião, realizada nos ambientes do Tecnovates. Aliás, o uso deste modal é prática comum nos principais países da Europa, por exemplo, e costuma ser um ganho e tanto para a mobilidade urbana. Vale apostar no modelo aqui em Lajeado!
TCE e os aumentos
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) tende a não aprovar as contas dos prefeitos que concederam a revisão geral anual aos servidores públicos. No fim de abril, o TCE publicou decisão sobre o tema, e o Tribunal Pleno concluiu que a “concessão de revisão geral anual aos servidores públicos encontra-se obstada pela norma extraída do inciso I do artigo 8º da Lei Complementar Federal n° 173, de 27 de maio de 2020.” Essa lei federal que estabeleceu o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus SARS-CoV-2 limitou os gastos e contratações por parte dos prefeitos. E tem gestor na região que poderá se incomodar com este fato…