Empresas do Vale do Taquari estão mobilizadas para a criação de um Arranjo Produtivo Local (APL) dos alimentos e bebidas. O tema foi abordado durante entrevista no programa A Hora Bom Dia, da Rádio A Hora 102.9, pelo presidente da Associação Comercial e Industrial (Acil) de Lajeado, Cristian Bergesch.
A partir da APL, a região se fortaleceria na busca por demandas no Estado e conseguiria mais facilidades para obter financiamentos estaduais como o Fundopem. Também é maneira para agilizar comunicação entre todos os agentes e proporciona a oferta de mão de obra qualificada. “Logo que o tema é conhecido sobre o que é, as pessoas veem a série de efeitos causados desde as pequenas a grandes empresas, de toda a cadeia produtiva de alimentos e bebidas”, ressalta.
A proposta integra desde o transporte do alimento até empresas que fornecem a matéria-prima e levam o produto ao consumidor final. “O principal benefício de um APL é o Networking que ela proporciona entre as empresas locais. Nós, do Vale precisamos sair do Vale. Nossas empresas precisam alcançar voos fora do Vale. A maioria faz com muito mérito, mas a gente precisa ser competitivo aqui dentro para que possa ser competitivo lá fora. Sendo competitivo lá fora, vamos trazer mais divisas aqui dentro”, diz.
Os interessados pelo arranjo produtivo local devem procurar a Acil.
Ouça a entrevista na íntegra: