Estrela adapta evento tradicional

FESTIVAL DO CHUCRUTE

Estrela adapta evento tradicional

Festival que ocorre desde 1966 será diferente neste ano. Para evitar aglomeração, carreata percorre o município na manhã do sábado, 15. Drive-thru culinário também integra a programação

Estrela adapta evento tradicional
Festival do Chucrute é promovido em Estrela faz 55 anos (Foto: Divulgação)
Estrela

O Festival do Chucrute, tradicional evento de cultura alemã, está com cara nova. Ao invés de um salão decorado, cheio de pessoas, e dos desfiles com carros alegóricos ao som de músicas alemãs, a comunidade de Estrela se reinventa para não deixar de celebrar. A alternativa encontrada foi um desfile em formato de carreata pela cidade.

“Tentamos fazer com que as pessoas não se esqueçam desse evento tradicional na cidade de Estrela. Por isso, preparamos várias atividades. Queremos que as pessoas lembrem desse desfile, quando as pessoas usavam trajes típicos, tinha muita música, dança e comida. Esses momentos de parada, de impedimento de se fazer o que sempre se fazia antes, servem para a gente reavaliar tudo. Reavaliar o que estava bom, o que estava ruim e o que faz falta. Queremos deixar todo mundo no clima de festa”, comenta Andréas Hamester.

O desfile ocorre neste sábado, 15, a partir das 10h. O início será na Avenida Frederico Augusto Markus, próximo ao Porto de Estrela. A ideia é que as famílias enfeitem os carros com faixas e balões nas três cores do festival: azul, vermelho e branco. Quem não tiver materiais de decoração, pode pegar itens emprestados com a comunidade.

História do festival

A primeira edição do Festival do Chucrute foi em 1966. Um ano antes, um grupo de pessoas do sul da Alemanha visitou o município de Estrela, e, segundo Hamester, teriam percebido e questionado porque a comunidade havia esquecido algumas das danças tradicionais e como se preparavam pratos típicos. Assim surgiu a ideia de se fazer uma festa tradicional.

“Na época existia o baile do coral, que se transformou em festa do chucrute. A ideia foi resgatar as tradições. Com esse intuito, as pessoas na época usaram o nome de um dos ingredientes da comida típica alemã, para dar nome ao evento do baile: o chucrute, que é um acompanhamento nas refeições”, conta Hamester.

De geração para geração

Em mais de cinco décadas de festival, o evento mantém desde o seu início as mesmas características. “Se perguntar para alguém que ia no festival na década de 70, como era o evento, a pessoa vai provavelmente falar das guirlandas, mesas e cadeiras enfeitadas, das bandeirolas, dos grupos de dança e da comida típica. Agora, se perguntar para quem foi nas últimas edições, a pessoa vai citar as mesmas coisas. São características mantidas por mais de 50 anos. Essa é uma festa diferenciada. As tradições passam de geração para geração. E é muito importante a gente preservar isso”, comenta Hamester.

Outras ações

Um jantar típico alemão, com vários pratos tradicionais, também será oferecido para a comunidade. No dia 22 de maio, as pessoas podem levar para casa comidas para lembrar, através da degustação, o espírito do Festival do Chucrute. A retirada será no formato drive-thru.

Outra ação é a divulgação de vídeos nas redes sociais trazendo curiosidades sobre o festival e fotos de edições passadas. Na página Grupos Folclóricos de Estrela, as danças e receitas culinárias são apresentadas para a comunidade.

Acompanhe
nossas
redes sociais