As empresas do Vale do Taquari se mobilizam para criar um arranjo produtivo local (APL) dos alimentos e bebidas. Tema foi abordado, nessa semana, em encontro virtual com o diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico da SEDEC, Leonardo Marmitt e cerca de 30 empresários dos setores.
Com o APL, a região se fortaleceria na busca por demandas no Estado e consegue mais facilidades para obter financiamentos estaduais como o Fundopem. Também agiliza a comunicação entre todos os agentes e proporciona a oferta de mão de obra qualificada.
Presidida por Ivandro Carlos Rosa, a Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT) se candidata a ser gestora do APL e tem apoio da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), do presidente Cristian Rota Bergesch.
Agora as entidades buscam as empresas interessadas em fazer parte do arranjo. Após, uma governança será criada entre os empresários. Conforme Rosa, expectativa é que ainda em maio o grupo solicite o reconhecimento do APL no Estado.
Para realizar o diagnóstico das necessidades estratégicas da região, o grupo contará com apoio técnico do Sebrae RS e VTRP, que esteve representado na reunião pela gerente regional no VT, Liane Klein.
A Expovale/Construmóbil 2021, programada para os dias 23 a 26 de setembro e 29 a 3 de outubro, deverá ser palco da apresentação dos primeiros projetos e ações mais expressivas do APL.
Vale dos alimentos e bebidas
Consolidar o Vale do Taquari como região reconhecida pela produção de alimentos e bebidas também é um dos objetivos do arranjo produtivo, informa Rosa. O “slogan Vale dos Alimentos” já era trabalhado pelo ex-presidente Ito Lanius em sua gestão à frente da CIC-VT.
“Estamos muito animados, pois vemos no APL um avanço estratégico para o desenvolvimento regional”, ressalta Rosa.
O presidente da CIC-VT reforçou que o arranjo beneficia todas as cadeias produtivas ligadas ao ramo de bebidas e alimentos. “A constituição do APL também é uma forma de fomentar a economia local, pois melhora e facilita a comunicação entre os produtores, fornecedores e prestadores de serviço”, destacou.
Empresas da região interessadas em participar do APL de alimentos e bebidas do Vale do Taquari podem entrar em contato com a Acil, com a CIC-VT ou com o Sebrae VTRP.
O que é APL?
Arranjo Produtivo Local é a união de empresas que estão localizadas em uma mesma região. É constituído por empresas produtoras de bens e serviços finais, fornecedoras de equipamentos e outros insumos, prestadores de serviços, comerciantes, cooperativas, associações e representações. Esse grupo articula as principais reivindicações e planeja ações que beneficiam toda a cadeia.