O semáforo da ERS-130, no Posto do Arco, está com os dias contados. Em 45 dias, uma rótula deve estar em funcionamento no local e, assim, eliminar a necessidade de uma sinaleira para ordenar o trânsito.
O projeto está em fase de estudos pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), que avalia as adequações necessárias para concretizar a obra. Entre as possíveis mudanças, estão as alterações nos canteiros e a expansão lateral da via, a fim de se obter as larguras necessárias para que os veículos possam se movimentar adequadamente.
A EGR explica que a ideia é disponibilizar no local uma rótula “cheia e alongada”, na qual todo o fluxo de veículos passará pelas laterais. “Essa alteração vai permitir que os veículos, de todos os tipos, façam o giro em torno da rótula. O projeto se assemelha à rótula da BRF. Os carros que vêm de Lajeado e querem acessar o posto, por exemplo, não precisam mais sair da rodovia, contornar o canteiro e depois atravessar as duas pistas da ERS”, explica Luís Fernando Pereira Vanacôr, diretor técnico da EGR.
A ideia do projeto é também, de acordo com Vanacôr, potencializar o uso do túnel localizado nas proximidades. A passagem inferior permite o trânsito entre os bairros sem os motoristas terem que cruzar a rodovia.
“Estamos em busca de eliminar semáforo. Ele é inconveniente para a própria ERS, mas necessário pra cidade atravessar a rodovia. A sinaleira trabalha mais para conseguir ordenar os movimentos dos bairros, de quem atravessa ou acessa a rodovia, do que propriamente o fluxo da rodovia em si”, comenta.
Amarelo Piscante
O semáforo da ERS-130 voltou a funcionar no dia 1º de maio, quando foi consertado. Desde então, a sinaleira voltou a gerar lentidão no trânsito nos horários de pico.
Os vereadores Lorival Silveira e Ederson Spohr organizaram um encontro com os demais vereadores para encontrar uma solução para o problema. De acordo com Spohr, um documento foi encaminhado para a EGR, Daer e Prefeitura para que a sinaleira fique em amarelo piscante em horários de pico.
A iniciativa, no entanto, não é vista como segura por parte do governo de Lajeado. “Nós somos contrários porque justamente são horários de pico, sabemos que vai aumentar o congestionamento, mas também aumenta a passagem sobre a via e também o número de pedestres no local”, diz o coordenador do Departamento de Trânsito, Vinícius Renner. Segundo ele, a decisão também não cabe à prefeitura porque a rodovia é de responsabilidade do Estado.