O diretor executivo da Agência de Desenvolvimento e Inovação Local (Agil), Cristiano Zanin, assumiu o cargo na segunda-feira, 10. Nomeado após extenso processo seletivo, ele será responsável por dar visibilidade à agência.
Em entrevista ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, destacou sobre a “nobre tarefa” de encarar o desafio à frente da Agil. “Estou feliz em poder retornar a Lajeado para poder assumir esse cargo e ajudar na instalação”, diz.
Zanin conta que já conhecia alguns movimentos do Pro_Move. “É legal ver a maturidade do ecossistema que tem aqui. Poder conceber a agência é muito salutar. A continuidade disso tem que ser uma intenção onde os recursos humanos e financeiros ajudem.”
Dentre os movimentos destacados por Zanin está a criação do Laboratório de Inovação Governamental e Social de Lajeado (Labilá). “Essas ações relacionadas a educação são essenciais para uma questão de geração de cultura.”
A intenção é sensibilizar a população para as ações do processo de inovação. “A minha intenção é conectar elementos que já existam desenvolvimento e como possam intensificar levando para mais pessoas”, observa.
Como organização social, a Agil pode receber recursos privados e públicos. “O principal desafio é o desenvolvimento local pela inovação”, destaca. Sendo assim, a agência quer facilitar o ecossistema de inovação.
Ouça a entrevista na íntegra