O governo municipal publicou, nesta terça-feira, 11, o decreto que estabelece os procedimentos para vacinação contra a covid-19 dos profissionais da educação regular que atuam no Ensino Básico das redes municipal, estadual e particular em Lajeado. A imunização será feita de acordo com a disponibilidade de doses, presença de comorbidades e faixa etária (dos mais velhos aos mais novos).
Os profissionais da educação integram os grupos prioritários do Plano Nacional de Imunização (PNI) do Governo Federal. Assim, ao decretar a vacinação deste grupo, o município não infringe as regras do PNI, mas inicia a antecipação desta imunização com as doses disponibilizadas para o município e que não estão sendo utilizadas pelos grupos a que são destinados neste momento.
Desta forma, ao fazer a vacinação progressiva deste grupo, respeitando a disponibilidade de doses e seguindo as regras de comorbidades e de idade (dos mais idosos aos mais novos), e considerando-se o estágio avançado da vacinação no município de Lajeado, a possibilidade de vacinar este novo grupo não prejudica os que já estão sendo paralelamente imunizados neste momento.
A imunização deste novo grupo beneficiará também os estudantes, aumentando a segurança das aulas presenciais e evitando uma eventual nova suspensão das atividades escolares. Para a imunização dos profissionais da educação, será disponibilizado um sistema de agendamento, que será avaliado para ser aplicado também nos demais grupos prioritários que virão a ser atendidos. Por meio dele, os profissionais deverão se cadastrar e aguardar o agendamento da data e horário para vacinação. Os profissionais deverão apresentar um documento assinado pela escola que comprove a vinculação ativa do profissional com o estabelecimento e, no caso de comorbidades, deverá apresentar atestado que comprove a condição.
Como será o processo:
– Profissionais da educação devem se cadastrar no link bit.ly/agendavacinalajeado
– Preenchem dados e se cadastram.
– Se o cadastro estiver ok, as pessoas irão para uma fila virtual. A ordem de priorização será por comorbidades e por idade (do mais velho para o mais novo).
– Quando houver disponibilidade de doses, o sistema agendará a vacinação via SMS. É importante conferir o SMS diariamente.
– No dia da vacina, o profissional deverá levar uma declaração de vínculo com a escola (documento assinado pelo diretor, conforme modelo disponível no decreto) e, se tiver comorbidades, um atestado da comorbidade.
– No link, a pessoa também pode consultar o agendamento ao informar o CPF.
– Em caso de dúvidas, enviar e-mail para vacina@lajeado.rs.gov.br