“A mobilização é enorme em vista do grande problema”

CRISE NO SETOR DE AVES E SUÍNOS

“A mobilização é enorme em vista do grande problema”

Presidente da Cooperativa Languiru participou de entrevista no programa Frente e Verso para falar sobre dificuldades enfrentadas pelo setor

“A mobilização é enorme em vista do grande problema”
(Foto: Divulgação/ Éderson Moisés Käfer)
Vale do Taquari

A crise enfrentada pelo setor de aves e suínos foi pauta de entrevista no programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, nesta segunda-feira, 10. O presidente da Cooperativa Languiru, Dirceu Bayer, destaca o alto custo da produção, principalmente o milho, que inviabiliza a produção.

“Nesses primeiros seis meses que não existe milho, tivemos que ir ao mercado e comprar aos preços atuais. Esses preços estão no patamar alto e se tem, nesse momento, prejuízo igual a grande maioria”, adianta. No entanto, a expectativa é que no segundo semestre até março de 2022 o cenário seja diferente, tendo em vista que a cooperativa se programou com uma compra antecipada de milho. “A Languiru foi a primeira que teve a visão de baixar o alojamento de frango. Em fevereiro fizemos uma parceria com empresa que compra pinto de um dia e o incubatório produz, isso não mexeu na estrutura da Languiru porque tivemos a visão de vender o pinto.”

Nesse momento, há 20 produtores com aviários vazios em função da falta de insumo. “No caso da Languiru nós remuneramos da mesma forma esses produtores, eles ganham normal na média dos últimos anos. Nós preservamos nossos produtores e não deixamos impactar o produtor”, garante.

Mesmo assim, o aumento do frango para o consumidor deve sofrer impacto. Mas, de acordo com Bayer, o produto seguirá sendo mais em conta do que a carne bovina.

A pauta também foi debatida em reunião da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) na sexta-feira, 7. Autoridades levaram a demanda para a esfera estadual e federal, na busca por soluções.

Ouça a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais