Ministério da Saúde determina que remessa da AstraZeneca seja destinada para segunda aplicação

vacinas contra covid

Ministério da Saúde determina que remessa da AstraZeneca seja destinada para segunda aplicação

Com mudança de estratégia, encaminhamento das doses previsto para esta sexta foi cancelado

Ministério da Saúde determina que remessa da AstraZeneca seja destinada para segunda aplicação
(Foto: Divulgação)
Estado

A Secretaria da Saúde, diante de determinação do Ministério da Saúde para que as doses da AstraZeneca já recebidas sejam reservadas para segunda dose, cancelou a distribuição da remessa prevista para a tarde desta sexta-feira, 7. As vacinas que seriam distribuídas chegaram no início da manhã de quinta-feira, 6, ao RS. Em reunião ocorrida nesta quinta, Estado e municípios pactuaram que as 243.400 doses serviriam para avançar a vacinação das comorbidades no Estado. A nova determinação do MS é de que o lote seja reservado integralmente para segunda aplicação.

As vacinas ficarão na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi) até o momento adequado de envio aos municípios. Com a reserva, serão atendidos os vacinados com doses da 5ª remessa, distribuída no RS em 25 de fevereiro, da 9ª remessa, distribuída em 22 de março, e da 10ª remessa, distribuída em 26 de março. Para as D2 dessas três remessas, são necessárias 233.850 doses. O lote enviado na quinta-feira ao Estado é de 243.400. A diferença, de 9.450 doses, também ficará armazenada na Ceadi.

“Quando chegar próximo ao vencimento da segunda dose, distribuiremos os quantitativos aos municípios para que possam atender 100% dessas três remessas”, explica Tani Ranieri, chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs).

No início da manhã de sábado, 8, deve chegar ao Estado uma remessa de 63.600 doses da coronavac, que serão utilizadas integralmente para segunda aplicação.

Acompanhe
nossas
redes sociais