A mobilização em prol do Morro da Ventania chegou ao Executivo. Nessa quinta-feira, 6, grupo de moradores se reuniu com o prefeito Danilo Bruxel para cobrar a colocação da nomenclatura no mapa oficial do município.
O movimento foi motivado pelo novo plano diretor de Arroio do Meio. Após a aprovação do projeto na câmara, no fim de 2020, o líder da mobilização, João Edson Reis Aires, 33, estranhou ao ver publicações nas redes sociais e propagandas em meios impressos nomeando pontos do Morro da Ventania como Morro São José.
No encontro com o Executivo, os defensores do Morro da Ventania trouxeram livros e reportagens antigas para comprovar o uso histórico do nome. Também questionaram mudança no plano diretor que aumentou a área de Palmas Baixa em detrimento ao bairro São Caetano.
Os representantes do Executivo demonstraram apoio à causa e se comprometeram a analisar formas jurídicas para criar oficialmente o Morro da Ventania. “Pela parte do Executivo, vamos nos informar e fazer o possível para agilizar o processo, já que é um interesse demonstrado pela comunidade”, afirmou Bruxel.
Segundo o prefeito, uma comissão será criada para fazer um estudo sobre as delimitações do Morro da Ventania. Após, esse trabalho será apresentado à comunidade em audiência pública e precisará passar pelo crivo da câmara de vereadores.
Prejuízo histórico
O interesse em criar o Morro da Ventania foi evidenciado por abaixo-assinado no início do ano. Mais de 90 moradores, ex-moradores ou vizinhos da localidade assinaram o documento. “Se perguntar aos moradores antigos, todos conhecem como Morro da Ventania. Antes de ser São José, a elevação já era conhecida pelos ventos”, pontuou o professor José Ambreu Diedrich.
Para ele, a mudança na nomenclatura traria prejuízos históricos à comunidade. “A história não pode ser mudada e o nome Ventania é a história. A gente precisa evoluir, mas sem se esquecer do nosso passado”, defende.
Outros moradores presentes na reunião ressaltaram problemas gerados pelas indefinições na nomenclatura da localidade. Entre eles, a abertura de crediários em lojas e a prestação de serviços da energia elétrica.
Conforme apurado pelos moradores, existem interesses econômicos por traz da definição dos nomes. Unificar o morro em uma única nomenclatura poderia beneficiar quem pretende lotear ou instalar empreendimentos no local.
Delimitações
Embora o nome seja utilizado pela população local faz décadas, não há na pesquisa de Aires indícios de que o termo “Ventania” tenha sido oficializado no mapa arroio-meense. Único registro é de um mapa de 1965 com o uso do termo “Morro dos Ventos”.
Na reunião, os moradores ressaltaram que o Morro da Ventania começaria na propriedade rural da família Rohr e seguiria até a propriedade da família Bald. No topo da elevação, a divisa com o Morro São José seria feita pela própria estrada, sendo que o lado do Galpão Integração seria Morro da Ventania.