Agil inicia atividades na segunda

Direção definida

Agil inicia atividades na segunda

Vindo de Santa Maria, Cristiano Fortes Zanin, que já atuou em Lajeado, será o responsável pela agência de inovação. Ele superou um processo seletivo com 20 candidatos

Agil inicia atividades na segunda
Criação da Agência de Inovação e Desenvolvimento é uma das principais ações dentro do Pro_Move (Foto: Arquivo A Hora)
Vale do Taquari

A partir da próxima semana, a Agência de Inovação e Desenvolvimento Local (Agil) inicia sua atuação em Lajeado. Ainda que não esteja legalmente constituída, ela já conta com um responsável para o pontapé inicial. Cristiano Fortes Zanin, 38, foi o escolhido em um processo seletivo realizado pelo grupo que coordena o Pro_Move Lajeado.

Natural de Santa Maria, Zanin já morou em Lajeado, no período em que teve uma empresa encubada no Tecnovates, entre 2017 e 2019. Também residiu em Porto Alegre, Fortaleza e no exterior. Recentemente, atuou como um dos gestores do programa InovaRS. Agora, volta ao Vale do Taquari com o desafio de comandar a Agil.

Segundo Zanin, sua experiência acadêmica e no empreendedorismo pesaram na sua escolha para o cargo de diretor executivo. O trabalho dele será no sentido, sobretudo, na obtenção de recursos para o município na área da inovação.

“O Pro_Move já tem excelentes ações. Precisamos impulsionar aquilo que já está estabelecido e auxiliar em novas frentes que possam captar recursos”, destaca Zanin. Um dos propósitos da Agil é, com o tempo, se tornar independente. Por isso, a necessidade de se ter uma pessoa com dedicação integral a ela.

“É importante se ter pessoas das hélices que se envolvem, mas todas tem suas responsabilidades com o cargo que exercem em suas instituições ou empresas. Meu papel é o de ser alguém com identificação com a agência, na intenção de dar maior intensidade nas articulações. E, aí sim, trabalhar para o ecossistema, sem ser de nenhuma parte dele”, afirma Zanin.

Relação com Lajeado

Zanin residiu em Lajeado entre dezembro de 2017 a junho de 2019. Ele vinha da Itália e decidiu encubar no Tecnovates sua empresa na área de tecnologia de educação. Mas sua relação com o Vale é antiga. A irmã morou em Lajeado no início dos anos 2000 e seu pai foi consultor da empresa de ônibus Expresso Azul.

“Quando voltei da Itália, vi que não me adaptaria numa cidade como Porto Alegre. Decidi por Lajeado, até em função da qualidade de vida. E foi um período muito legal. Minha startup cresceu, tive investidor, fiz uma pós na área de Educação. Lajeado me proporcionou muito profissionalmente, e agora volto na condição de ajudar ainda mais”, comenta.

Seleção criteriosa

O processo seletivo para escolha do diretor da Agil reuniu 20 candidatos e durou cerca de quatro meses. Os postulantes foram sabatinados e passaram por diversas fases e etapas até a definição de Zanin para o cargo.

“Foi uma escolha difícil. Montamos um grupo onde tínhamos pessoas de diferentes áreas para a avaliação com consultas psicológicas para que chegássemos a um nome interessante e com competência”, pontua a diretora de inovação e sustentabilidade do Tecnovates, Simone Stülp. Inicialmente a Agil ficará junto ao Tecnovates, na sala 217, do prédio 20.

Quem é?

Cristiano Fortes Zanin

• Natural de Santa Maria, residiu em Lajeado, Porto Alegre, Fortaleza e em países como Austrália e Itália;
• Formado em Administração, é mestrando em Indústria Criativa e tem formação em Educação Tecnologica;
• Foi gestor do programa InovaRS, do governo do Estado, representando a região Central

Acompanhe
nossas
redes sociais