A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou na manhã desta quinta-feira, 6, uma operação contra o tráfico de drogas em Jacarezinho, Zona Norte do estado. O intenso tiroteio deixou 25 pessoas mortas, incluindo um policial civil. André Farias foi baleado na cabeça.
Conforme matéria publicada no G1, a polícia afirma ainda que 24 suspeitos foram mortos, sem dar detalhes da identidade das vítimas e as situações pelas quais foram atingidas. Dois passageiros de um metrô foram baleados dentro do vagão e sobreviveram. Além disso, um morador foi atingido no pé, dentro de casa, e passa bem. Dois policiais civis também se feriram.
Segundo morados, ninguém conseguiu sair de casa.
Maior número de mortes durante uma operação
De acordo com a plataforma digital Fogo Cruzado, que registra dados de violência armada desde julho de 2016, está é a operação policial com o maior número de mortes registradas em uma comunidade desde o início dos levantamentos.
O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu, desde junho do ano passado, operações em favelas durante a pandemia. É permite apenas em “hipóteses absolutamente excepcionais”.
Para isso, os agentes precisam comunicar ao Ministério Público sobre o motivo da operação. A reportagem do G1 perguntou à polícia e ao MP qual foi o motivo apresentado, mas não obteve resposta.