A conclusão das obras para o Memorial Municipal está prevista para esta sexta-feira, 7. A inauguração do local, porém, será em 20 de maio, aniversário de 145 anos da cidade.
Há décadas existe a intenção de criar um local para armazenar e expor itens que contem a história da cidade. Em 1987, um projeto de lei, do ex-prefeito Gabriel Mallmann, instituía um museu municipal. A ideia não avançou após aprovação do texto no Legislativo.
O ex-prefeito Celso Brönstrup também encaminhou à câmara uma proposta de memorial em 2005. O texto foi aprovado pelos vereadores, mas o acervo não foi instaurado.
Neste ano, o espaço enfim será aberto como memorial, na antiga sede da extinta Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação. Uma reforma no prédio está em fase final. Nesta quinta-feira o piso será pintado, com a expectativa de que a tinta seque até a segunda-feira para iniciar a montagem da exposição.
Inovação para contar o passado
O edifício foi utilizado, em 1982, como centro cultural. Na época, o local recebeu a alcunha de Casa de Cultura Dr. Lauro Reinaldo Muller, em homenagem ao idealizador do brasão do município.
O novo memorial prevê um holograma de Lauro Reinaldo Muller que guiará os visitantes. Conforme a secretária de Esporte, Cultura e Lazer, Carine Schwingel, um totem será acoplado a um sensor de movimento e uma televisão de 55 polegadas.
Investimento
Para viabilizar o projeto, a câmara aprovou abertura de crédito de R$ 73 mil à reforma do prédio, construído em 1905.
Carine Schwingel afirma que num primeiro momento a entrada ao memorial será gratuita e, depois, uma consulta pública avaliará a cobrança de ingresso. “Recurso seria importante para manutenção e investimentos no próprio memorial”, afirma.