O programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, conversou com o consultor empresarial Fernando Röhsig, na manhã desta segunda-feira, 3. Em seu comentário semanal, avaliou os indicadores econômicos na região e no cenário nacional e internacional.
Conforme o consultor de empresas, os noticiários do país divulgaram que as grandes redes varejistas como o Magazine Luisa, Renner e Americanas, tiveram um crescimento durante a crise, enquanto as lojas regionais sofreram mais.
Segundo ele, esta semana é fundamental para o comércio, já que ela antecede um dos feriados mais importantes para os lojistas: o Dia das Mães. Para o comentarista, a data servirá para trazer alívio ao setor.
Relatório Focus
Conforme o consultor de empresas, o Relatório Focus desta semana traz número positivo para o PIB. A projeção para o fim do ano chega, hoje, em 3,14%. Isso se deve ao ritmo de vacinação, pois o mercado entende que isso auxilia na retomada do crescimento econômico. Além disso, a taxa Selic chega a 3,5%.
O IPCA deve se estabilizar em 5% com viés de alta e o IGP-M continua forte. “Esses preços no atacado continuam muito altos, com 32% no acumulado para trás. Os economistas veem que há uma certa resistência nos preços”, afirma.
Segundo Röhsig, esses indicadores refletem na inflação. “A taxa de juros subindo vai tornar o empréstimo mais caro”, pontua.
Já o dólar vinha em queda durante todo o mês de abril, mas na sexta-feira, 30, teve quase 2% de alta somente em um dia. Isso corresponde a R$ 5,40.
Em termos macroeconômicos, para ele, os Estados Unidos e a China vêm de uma retomada da economia bastante rápida. “No Brasil, a tendência é de se ter um nível de vacinação maior. Isso vai trazer mais conforto”, salienta.
Ouça o comentário completo de Fernando Röhsig: