Lajeado amplia grupos prioritários de pessoas com comorbidades nesta terça

COVID-19

Lajeado amplia grupos prioritários de pessoas com comorbidades nesta terça

A vacinação de idosos nascidos até o ano de 1961 também continua sendo feita. Não há mais doses disponíveis para vacinação de profissionais da saúde

Lajeado amplia grupos prioritários de pessoas com comorbidades nesta terça
(Foto: Arquivo A Hora)
Lajeado

Lajeado amplia, nesta terça-feira, 4, os grupos prioritários de pessoas com comorbidades para receberem a vacina contra a covid-19. Será usada a nova remessa de vacinas que chegou ao município na sexta-feira, 30, e destinou 1.480 doses especialmente para este grupo.

Neste primeiro dia, serão atendidas gestantes e puérperas maiores de 18 anos com comorbidades, pessoas com síndrome de Down maiores de 18 anos, pessoas com diabetes de 55 a 59 anos e pessoas com BP (Benefício de Prestação Continuada, para pessoas incapacitadas) de 55 a 59 anos.

Não há mais doses disponíveis para vacinação de profissionais da saúde. À medida que chegarem novas doses ao município, serão ampliados os grupos prioritários de comorbidades, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde. A vacinação de idosos nascidos até o ano de 1961 continua sendo feita, e segundas doses apenas da vacina Oxford para qualquer grupo. Não há vacinação de segunda dose de Coronavac porque ainda não há quantitativos disponíveis.

Para agilizar o atendimento dos próximos grupos, a Secretaria Municipal da Saúde fará um documento padrão a ser preenchido pelo médico para indicar a comorbidade do seu paciente. O documento está sendo elaborado e servirá para facilitar a identificação dessas pessoas e padronizar o atendimento no local da vacinação, o que facilita a identificação por parte da equipe de vacinadoras.

Quem pode se vacinar:

  •  Idosos com 60 anos ou mais (nascidos até o ano de 1961, inclusive este)
  • Pessoas com síndrome de Down maiores de 18 anos
  • Pessoas maiores de 18 anos que façam hemodiálise (serão vacinadas em local específico, não devem procurar os pontos de vacinação)
  • Gestantes e puérperas (mulheres que tiveram bebê há no máximo 45 dias) maiores de 18 anos que têm alguma comorbidade – Apresentar identidade, carteira de gestante que indica a comorbidade existente ou atestado informando a comorbidade.
  • BPCs (pessoas com doenças incapacitantes que estão cadastradas no sistema do Benefício de Prestação Continuada – BPC) de 55 a 59 anos. Apresentar documento de identificação e comprovante de inscrição no sistema.
  • Diabéticos de 55 a 59 anos – Apresentar documento de identidade e atestado médico ou prescrição médica de até um ano do medicamento contínuo utilizado.
  • Não há mais doses disponíveis para profissionais da saúde.
  • Não há vacinação de segunda dose para Coronavac porque o município ainda não recebeu doses.
  • Vacinação de segunda dose para Oxford continua.

Local de vacinação:

  • Local 1: Parque do Imigrante (Avenida Parque do Imigrante, s/nº, bairro Alto do Parque). Será EXCLUSIVAMENTE no modo drive-thru. Os veículos deverão acessar o Parque pela entrada lateral (junto ao Restaurante Panorâmico e à Defesa Civil).
  • Local 2: Auditório da Secretaria do Desenvolvimento Social (antiga Sthas, na Rua Cel. Júlio May, s/nº, bairro Centro). O auditório está localizado junto à secretaria, com entrada pela rua Cel. Júlio May.

 

Horário de vacinação (nos dois locais):

  • Das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia.

Acompanhe
nossas
redes sociais