7 notícias: abertura de empresas no RS cresce 48%

Destaques da manhã

7 notícias: abertura de empresas no RS cresce 48%

Leia os destaques dessa manhã de segunda-feira, 3 de maio

7 notícias: abertura de empresas no RS cresce 48%
(foto: Arquivo A Hora)
Brasil

Brasil registra 1.202 óbitos e quase 29 mil novos casos de coronavírus

A atualização dos números da pandemia no Brasil registrou mais 1.202 óbitos relacionados neste domingo (2). Com isso, o total de vítimas no país chegou a 407.639. O Rio Grande do Sul registrou mais 22 mortes, 25.108 pessoas morreram no Estado vítimas da covid-19. O domingo foi atípico para o Vale do Taquari em relação à pandemia. Pela primeira vez no ano, a região não teve nenhum óbito e nenhum novo caso de coronavírus informados pela Secretaria Estadual da Saúde em 24 horas.


RS recebe nova remessa de vacinas da AstraZeneca e Pfizer nesta segunda

O Rio Grande do Sul irá receber, na manhã desta segunda-feira (03), mais 413.750 doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz e 32.760 doses da vacina da Pfizer/Biontech. Conforme a Secretaria Estadual da Saúde, as vacinas da AstraZeneca servirão para ampliar a vacinação das comorbidades, enquanto as da Pfizer serão destinadas a idosos (para completar a faixa dos 60/61 anos) e comorbidades em Porto Alegre.


Escolas da rede estadual retomam aulas presenciais nesta segunda-feira

Está programada para segunda-feira (3), conforme o calendário de retomada das aulas presenciais na rede estadual, a volta das crianças da Educação Infantil e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental às atividades em sala de aula, planejamento confirmado pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc) na tarde deste domingo (2). A pasta não soube precisar quantas instituições abrem suas portas aos alunos amanhã, mas divulgará levantamento ao longo do dia.


Governo e sindicato dos professores têm audiência nesta segunda para decidir sobre a volta ou não das aulas presenciais

Está marcada para as 9h30min desta segunda-feira (3) uma audiência virtual no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Porto Alegre, reunindo representantes do governo gaúcho e do Sindicato dos Professores e Funcionários de Escola do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers). Na pauta da mediação, o retorno – ou não – das aulas presenciais na rede estadual de ensino.

A condução do trabalho está sob a responsabilidade da juíza Ana Oppitz, coordenadora da unidade de conciliação. Se não houver consenso entre as partes, caberá à magistrada aceitar ou negar o pedido de suspensão das atividades “in loco” nas escolas gaúchas, conforme reivindicado por servidores da categoria.


Colheita da soja atinge 80% da área no estado

A colheita de soja avançou de forma significativa, beneficiada pelo clima seco, e atinge 80% da área cultivada no Rio Grande do Sul. O produtor está satisfeito com a produtividade e preços praticados, que continuam em alta.

De acordo com o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, 18% das áreas de soja estão em maturação e 2% das lavouras, em enchimento de grãos.


Tesoureiro é suspeito de desviar R$ 8 milhões de prefeitura no RS

O município de Dom Pedro de Alcântara, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, teve desviados R$ 8 milhões dos cofres públicos. O suspeito das transferências é o tesoureiro da prefeitura, Simão Justo dos Santos, de 38 anos, que teria mandado o dinheiro para as contas pessoais dele, entre março de 2020 e fevereiro deste ano. A reportagem foi produzida pela RBS TV e exibida pelo Fantástico, neste domingo (2).

O valor representa quase metade de toda previsão de gastos para este ano da cidade com 2,5 mil habitantes. O destino dos recursos eram aplicações no mercado financeiro, mas o servidor alega ter perdido tudo.


Abertura de empresas no RS cresce 48% no primeiro trimestre

De janeiro a março deste ano, o RS apresentou crescimento de 48% na constituição de empresas, se comparado ao mesmo período de 2020, segundo o banco de dados da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS).

No primeiro trimestre, foram criadas 64.202 empresas em solo gaúcho, ante 43.239 no mesmo período de 2020, quando a crise sanitária ainda não havia desembarcado com força no país. Em um recorte dos últimos cinco anos, 2021 apresenta o maior total de abertura de novos negócios nesse espaço de tempo. Os microempreendedores individuais (MEIs), que têm o processo de abertura centralizado pelo governo federal, continuam ocupando a maior parte desse volume, com 82,4% do total.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais