Na data em que se celebra o Dia do Trabalho, a Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade lança neste sábado, 1º, o programa “Balcão de Qualificação”. A iniciativa será divulgada nas redes sociais da administração municipal.
O governo fez um levantamento com empresários para saber quais são as principais defasagens na busca por funcionários no mercado de trabalho. Estudo realizado em parceria com a Câmara da Indústria, Comércio e Serviços de Estrela (Cacis), formulou uma base de dados com as necessidades dos setores empresarias.
A partir da pesquisa, o município firmou parcerias com instituições de ensino da região para qualificar os candidatos às vagas de trabalho.
Conforme o secretário Rodrigo Kich, o estudo demonstrou a urgência de habilidades emocionais, para além das qualidades demandadas para a realização do ofício.
“Além de aptidões técnicas, as pesquisas nos mostraram que inteligência emocional e resiliência estão ausentes na característica das pessoas”, observa.
A partir de constatações como essa, o “Balcão de Qualificação” se aprimora desde o início do ano. A equipe conta com uma psicóloga e utiliza técnicas de desenvolvimento pessoal.
“Não é somente pegar um currículo e encaminhar. Nós estamos desenvolvendo técnicas de ‘coaching’ para que as pessoas possam melhorar como seres humanos”, afirma Kich.
Apesar do lançamento ocorrer hoje, o serviço já funciona desde o início do ano. São cerca de 50 atendimentos semanais.
Conforme o titular da pasta de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade, foram intermediados entre 80 e 100 novos empregos por meio do programa.
Investimento em tecnologia
O coordenador do setor do trabalho no município, Guilherme Schneider, explica que o serviço tem uma projeção para o futuro com incentivo a trabalhadores das áreas tecnológicas.
“Vamos focar na inovação. Um de nossos objetivos com este programa é identificar e qualificar os munícipes que pretendem, ou já trabalham, com tecnologia, incentivando a criação de negócios disruptivos em nossa cidade.”
O programa, no entanto, abrange empresas de diversos setores e já é utilizado por companhias locais.