O turismo da região vive um novo momento com a projeção nacional e internacional que o Cristo Protetor de Encantado ganhou nas últimas semanas. Mesmo ainda restando pouco mais de meio ano para o término das obras, o monumento já mexe com o cotidiano do Vale e das autoridades.
Este foi um dos temas abordados na assembleia virtual dessa sexta-feira, 30, da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat). O presidente da Associação dos Municípios para o Turismo (Amturvales), Leandro Arenhart, participou da reunião e afirmou que os desafios aumentam para os gestores.
“O cenário turístico do Vale mudou de 20 dias para cá. O mundo descobriu a nossa região. E há municípios sintonizados e conectados com essa questão. Muitos prefeitos e secretários me procuraram nos últimos dias querendo explorar mais o turismo. Fico feliz, mas também é desafiador por tudo o que temos de fazer daqui para frente”, destacou.
Para auxiliar e prestar assessoria aos municípios, a Amturvales está contratando três profissionais para trabalhos in loco. “Vejo o Vale como um produto único a ser trabalhado. Trem dos Vales e o Cristo não são um produto dos municípios onde estão inseridos, são do Vale como um todo. Então precisamos de uma união, como se tem na Amvat”, comentou.
“Outras regiões vão se beneficiar”
Conforme Arenhart, a Agência Brasileira de Proteção Internacional do Turismo (Embratur), divulgará o Cristo Protetor de Encantado, o que aumentará a visibilidade do monumento. Porém, ele alerta que a estrutura hoteleira atual do Vale não comporta um grande fluxo de turistas.
“Estamos felizes por um lado, mas assustados por outro. Temos 2,7 mil leitos de hotel, pousadas. É muito pouco. Não é em dezembro que teremos mais 500 prontos. E outras regiões vão se beneficiar com os turistas que vem para a região”, afirma.
Arenhart ressalta que a Amturvales vai criar um guia turístico impresso, com tudo o que o Vale oferece. Na próxima semana, a entidade participará do Festuris Connection, em Gramado, o maior do ramo na América Latina. Cita ainda a ideia de desenvolver o projeto Caminhos Peregrinos do Cristo Protetor e uma rota de cicloturismo.
Preparo
O presidente da Amvat e prefeito de Santa Clara do Sul, Paulo Kohlrausch lembra que, para os municípios, é mais vantajoso ser associado à Amturvales do que ter um custo com a criação de uma secretaria específica. “Se quisermos retorno, temos que investir” disse.
Já o prefeito de Sério, Moisés de Freitas, mostrou preocupação com o próprio preparo dos profissionais de diversas áreas. “Nosso frentista, por exemplo, tem que estar bem preparado para quando alguém chegar na cidade e perguntar onde fica a cascata. O turista tem que se sentir bem e falar bem do Vale”, pontua.
Programas
Antes da fala sobre turismo, o secretário de Desenvolvimento Econômico do RS, Edson Brum, foi o convidado e falou sobre os programas que a pasta oportuniza aos empreendedores e empresários da região. Um deles é o Fundopem, voltado à instalação ou ampliação de indústrias.