Com o objetivo de integrar a comunidade ao Arroio Saraquá, oportunizar mais um espaço de lazer e avançar no projeto turístico local, o Governo de Santa Clara do Sul iniciou a construção do Parque Linear. No momento o município está realizando a limpeza e preparação da área. O trecho soma cerca de um quilômetro de extensão às margens do arroio, entre a Avenida Paulo Décio Goergen e a rua José Francisco Allgayer.
O investimento será de R$ 815.147,60, sendo R$ 655.823,61 provenientes de recursos do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Fundo de Defesa de Direitos Difusos, e o restante contrapartida do município. Vencedora do processo licitatório, a Conzatti Engenharia começará os serviços na próxima semana e seguirá ao longo do segundo semestre.
Ao todo serão 6.139,19 metros quadrados de obra, incluindo cerca de um quilômetro de pistas de ciclismo e caminhada com piso tátil e acessibilidade, iluminação pública e Área de Integração com bancos, floreiras, lixeiras, bicicletário e placas de conscientização ambiental. O parque ainda contempla a instalação de três filtros para tratamento das águas pluviais que desembocam no arroio, além do replantio de 1.315 mudas de árvores.
De acordo com o prefeito Paulo Kohlrausch, o Parque Linear é uma das ações dentro do Plano Municipal de Turismo, que prevê uma série de investimentos públicos para alavancar a economia e gerar mais emprego e renda no município. “Essa é uma obra que trará ainda mais qualidade de vida e bem-estar à população e será um dos principais pontos de visitação de Santa Clara do Sul”, destaca o prefeito.
Morando há 12 anos na Rua 8 de Março, que fica próxima à área onde está sendo construído o Parque Linear, Darci Hickmann, 65 anos, elogia o governo municipal pela realização da obra. “O parque vai ser muito importante, tanto para os moradores como para os visitantes. Vai estimular o turismo. Não tem lugar melhor para morar do que Santa Clara do Sul”, enfatiza.
A obra integra o projeto de recuperação da Área de Preservação Permanente do arroio, promovido pelo Ministério Público de Lajeado, em parceria com o município, com o intuito de despertar a consciência ambiental e aproximar a comunidade dos cuidados com o arroio.
Além do Parque Linear, Santa Clara do Sul está com outros projetos turísticos em andamento, como a estruturação do cicloturismo e das rotas autoguiadas, além do Parque Temático da Revolução Federalista e do Centro de Eventos e Agrotecnologia, cujos projetos arquitetônicos já estão concluídos.