Explorar todo o potencial turístico do monumento erguido no topo do Morro das Antenas é responsabilidade de todo o Vale do Taquari. A obra que já foi até alvo de chacota, de críticos e céticos em sua viabilidade, virou manchete internacional. A região precisa se preparar para aproveitar o empreendimento como um grande negócio.
Mais do que uma linda homenagem a Jesus, que inspira fé e esperança em um cenário tão conturbado, a estátua é um investimento vultoso que pode se transformar na principal atração turística do Vale. Para tanto, porém, um amplo projeto de desenvolvimento no setor ainda precisa ser efetivado.
Qualificar empreendedores, preparar rede hoteleira, restaurantes, interligar com outras rotas e melhorar a infraestrutura são alguns dos desafios que se impõem para os turistas venham, usufruam dos produtos e serviços locais, saiam satisfeitos e queiram retornar.
Sem uma estratégia de integração regional em torno do Cristo de Encantado, os visitantes virão apenas para contemplá-lo e seguirão para outras localidades onde o setor está mais consolidado, a exemplo das cidades da Serra Gaúcha. Nossos municípios precisam estar atentos à grande oportunidade que surge com a construção do monumento.
De modo geral, o turismo passa por intensas transformações e novos formatos surgem como tendências para o setor. Turismo de natureza, de interior e de aventura, por exemplo, ganham cada vez mais força em tempos que pedem isolamento, busca de equilíbrio e harmonia. E o Vale tem atrações de sobra nessas áreas.
Somam-se ainda o amplo patrimônio histórico e cultural, a força das tradições locais e a gastronomia. A oportunidade é real e instiga os gestores a se articularem em torno de um projeto vencedor. Os principais agentes do setor e prefeitos já se sentem provocados. Hoje, inclusive, o tema pauta reunião da Amvat, com participação de representantes do Piratini e da Amturvales.
O desafio está posto.